.:: Mankes Piano Quartet | |||
Quarta-feira, 7 de Julho de 2021 // 18:00 h |
Recital do Mankes Piano Quartet, formado por Shane van Neerden (Piano, E.U.A.), Emil Peltola (Violino, Finlândia), João Abreu (Viola, Portugal) e Henrique Constância (violoncelo, Portugal). Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00, mediante reserva prévia.
A lotação da sala será restringida às primeiras 30 pessoas que fizerem a sua reserva por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h). Apenas as reservas efetuadas através destes dois contactos serão consideradas válidas.
O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.
MANKES PIANO QUARTET é um quarteto com piano internacional formado em Amesterdão, no ano de 2019, composto por músicos oriundos dos Estados Unidos da América, Finlândia e Portugal.
No Conservatório de Amesterdão têm a oportunidade de trabalhar com mestres como Michel Dispa, Frank Peters e Nobuko Imai, apresentando-se regularmente em salas de concerto como a Bernard Haitinkzaal ou Sweelinckzaal.
Adquirindo apenas alguma popularidade nos últimos anos, o pintor holandês Jan Mankes (1889-1920) produziu uma vasta gama de obras muito pessoais e sugestivas, que servem como fonte de inspiração para o quarteto e se revelam de particular interesse para os que cuidam do delicado e subtil. A obra de Mankes, que infelizmente mal atravessou as fronteiras da sua casa artística, é rica em suavidade, com ternura, transparência, sensibilidade, reflexão e talvez o mais importante, ’sugestão’, através da qual consegue alcançar um qualidade de arte que é quase completamente silenciosa, sem conclusões.
Essa personificação, paradoxal quando relacionada com a música, é algo para o qual o Mankes Piano Quartet se esforça constantemente - uma qualidade de criação que abandona o rudimentar e permeia o que é inexprimível com palavras.
PROGRAMA
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791) - Piano Quartet No. 1 in G Minor, K. 478
JOHANNES BRAHMS (1833-1897) - Piano Quartet No. 3 in C Minor, Op. 60
|