.:: O Som da Pintura | |||
Casa dos Patudos, Alpiarça, de 10 de Julho a 15 de Agosto 2021 |
Exposição temporária que conta com seis instrumentos da coleção do Museu Nacional da Música e um momento musical com instrumentos históricos. Patente na Casa dos Patudos, Alpiarça, de terça-feira a domingo, 10:00 h - 12:30 h e 14:00 h - 17:30 h. Entrada livre.
Em redor da tela de Bartolomeo Bettera (1639-1699), uma reflexão sobre o protagonismo dos instrumentos musicais na obra de arte. Retratados sempre em relação aos executantes, estes objetos vão revestir-se de imponderáveis solenidade e poder simbólico no norte de Itália em meados do século XVII; a partir daí, a evolução será rápida, cavalgando já a onda barroca, juntando uma forte consciência decorativa aos seus valores sinestésicos e evocativos.
Disto mesmo nos fala o quadro em exposição, em diálogo com seis instrumentos históricos, pertencentes ao acervo do Museu Nacional da Música: diante dos nossos olhos maravilhados, tal como se apresentaram defronte ao artista, um alaúde, um chitarrone, um violino e um violoncelo, uma charamela e uma viola barroca, extrapolam a bidimensionalidade pictórica e permitem-nos dar um salto no tempo.
Na casa que pertenceu ao melómano José Relvas – que nutria, porém, grandes dúvidas acerca do intrínseco valor artístico dos instrumentos musicais – tal reflexão ganha nova acuidade. Assinada e inscrita - «Bar- tolomeo Bettera / f(ecit) in Bergamo» - a única tela do mestre bergamasco documentada em Portugal, propriedade da Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão, poderá ser visitada na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça até 15 de agosto.
Esta iniciativa, inserida no âmbito do Festival Entre Quintas, conta na sua inauguração, a 10 de Julho (17:00 h), com um momento musical barroco, com peças de Antonio Vivaldi (1678-1741), Domenico Scarlatti (1685-1757) e Carlos Seixas (1704-1742) interpretadas por Nuno Cardoso, violoncelo e Lígia Vareiro, violino.
Curadoria:
Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
|