logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Amália, uma História de Vida PDF Print E-mail
Sexta-feira, 5 de Novembro de 2021 // 18:00 h

Ensemble Vox Angelis - Concerto de Celebração de Amália Rodrigues Concerto multimédia do Ensemble Vox Angelis de celebração de Amália Rodrigues, a figura portuguesa feminina que, depois de Luísa Todi, mais projeção internacional teve enquanto cantora. O espectáculo será gravado pela RTP. A entrada é livre.

 

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amália, que todos conhecem pela sua voz e aclamam como Rainha do Fado, a Vox Angelis preparou um espectáculo multimédia que apresenta agora no Museu Nacional da Música e onde apresenta ao público os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica que conta a História de Vida da Fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas. Com interpretação de Pedro Miguel Nunes (Voz), Artur Caldeira (Guitarra Portuguesa e Clássica) e Daniel Paredes (Guitarra Clássica e Baixo), trata-se de um espectáculo de natureza histórico-musical, que inclui temas famosos como "Com que voz", "Que Estranha Forma de Vida", "Gaivota", "Cuidei que tinha morrido", "Lágrima", "Grito", "Fado Amália", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projeção.

 

Reservas de bilhetes por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 

O ENSEMBLE VOX ANGELIS é, essencialmente, um projecto de divulgação de música clássica e fado de qualidade, que interpreta obras que vão desde o século XV até ao século XX, constituído por dezassete músicos profissionais e com formação superior.

 

O trabalho do Ensemble centra-se nos seus concertos e cursos de aperfeiçoamento musical, todos eles direcionados para a formação de públicos que visa incentivar o gosto pela música erudita, através de recitais de qualidade, interpretados de acordo com uma sequência pedagógica.

 

O projeto, já lançado no âmbito da música religiosa, consiste numa “democratização” da música clássica, através de claras e estudadas perspetivas de formação de públicos e de intercâmbio com as Instituições escolares, com vista ao Incentivo dos Jovens e de todos os portugueses pela Música Clássica. Todos os seus músicos estão ligados às mais prestigiadas Instituições de ensino musical portuguesas.

 

Já com 330 Concertos realizados por todo o país, o Ensemble trabalha, atualmente, com mais de 130 Câmaras Municipais, 12 Teatros Nacionais e Municipais, com Museus, Palácios e Entidades Privadas.

 

O Ensemble Vox Angelis é considerado um dos mais importantes projetos de formação de públicos e de descentralização cultural, dado o enfoque em difundir a cultura clássica por todo o lado e que é aplicado na realização de concertos nos meios demograficamente mais pequenos e aos quais a música clássica não chega com tanta frequência ou nem chega mesmo.

 

Além da sua implantação nacional, os projectos da Associação Vox Angelis entraram já em Espanha (difundindo a música clássica portuguesa), com diversos concertos dados na Galiza (La Guarda, Oia, Arbo), na Estremadura e em Burgos (no Festival de Música Antiga António de Cabezón ) e prepara a sua entrada em Festivais e Ciclos de Concertos em França, Itália, Suiça e Luxemburgo.