logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Nuno Soares | Youri Popov PDF Print E-mail
Sexta-Feira, 12 de Novembro de 2021 // 18:00 h

Nuno Soares e Youri Popov Nuno Soares (Violino) e Youri Popov (Piano) celebram 20 de anos de parceria como duo no Museu Nacional da Música com um recital onde apresentarão as Sonatas para Violino e Piano de Johannes Brahms. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

Reservas de bilhetes por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 

Desde o seu primeiro concerto, que se realizou a 15 de julho de 2001 em Braga, Nuno Soares e Youri Popov interpretaram juntos grande parte do repertório para violino e piano, em dezenas de recitais. Gravaram ainda as obras completas que juntam estes dois instrumentos de Francisco Benetó (2016) e Luís de Freitas Branco (2019), registos editados em CD pela etiqueta mpmp.

 

Para celebrar estas duas décadas de concertos juntos, Nuno Soares e Youri Popov irão realizar uma série de concertos comemorativos, apresentando as Sonatas para Violino e Piano de Johannes Brahms, trabalho que culminará numa gravação no Auditório de Espinho.

 


NUNO SOARES é um violinista português licenciado pelo Royal College of Music (Londres). Aluno da classe de violino de Felix Andrievsky, estudou também viola com Brian Hawkins e direção de orquestra com Neil Thomson, obtendo em Julho de 2000 o Prémio Dove, atribuído pelo Royal College of Music ao melhor violinista do curso. Em Maio de 2004 terminou o programa Master of Music in Performance do Cleveland Institute of Music, Estados Unidos, sob orientação dos professores Stephen Rose e William Preucil.

 

Apresenta-se regularmente como concertista, em recitais de violino solo, ou acompanhado pelos pianistas Youri Popov, Helena Marinho e Cristina Casale em palcos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde e Estados Unidos da América. É o diretor da Camerata Medina. Foi concertino da Orquestra de Câmara do Minho, da Orquestra Clássica de Espinho (2006 – 2018), da Atlantic Coast Orchestra (desde a sua criação em 2015 até Junho de 2019) e colaborou durante anos com o Remix Ensemble da Casa da Música - Porto. Em 2013 criou o ARTDuo com o violoncelista Miguel Fernandes.

 

Em 2012 gravou o CD Nuno Soares - Violin, acompanhado pelos pianistas Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska. Em 2015 gravou a obra integral para violino de Frederico de Freitas, com a pianista Helena Marinho e o violoncelista Miguel Fernandes, tendo editado as partes de violino das mesmas obras para a edição crítica organizada pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Edições AVA. Com o pianista Youri Popov gravou as obras completas para violino e piano de Francisco Benetó (2016) e de Luís de Freitas Branco (2019). Todos estes registos de música portuguesa foram editados pela etiqueta mpmp.

 

Atualmente é professor na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro, tendo lecionado na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo - Porto. Nos últimos anos tem dedicado especial atenção à música portuguesa para violino e em 2021 defenderá a sua tese de Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó.

 

+INFO: www.soaresnuno.com

 

 

YOURI POPOV estudou música no Colégio Académico de Música do Conservatório de Moscovo com a eminente professora Vera Khoroshina, tendo posteriormente ingressado no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo onde trabalhou com o pianista e professor E. Malinin.

 

A sua Atividade de concertista começou quando era ainda estudante. Foi o primeiro intérprete do Concerto n.º 4 para piano e orquestra de Dimitri Kabalevsky com a Orquestra Filarmónica de Moscovo dirigida pelo maestro D. Kitaenko.

 

Como solista da Sociedade Filarmónica da cidade de Vladimir / Rússia realizou vários concertos em diversas cidades da ex-União Soviética.

 

Em 1995-96 atuou com a Orquestra de Câmara de Moscovo “Música Viva” sob a direcção de A. Rudin tendo efetuado uma digressão por várias cidades da Rússia, onde apresentou um ciclo de concertos de W.A. Mozart.

 

Desenvolveu atividade de docente no Colégio Académico de Música de Vladimir.

 

Desde 1998 reside em Portugal. Atuou como solista com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e o maestro Miguel del Castillo e com a Orquestra Filarmónica das Beiras e o maestro Vasco Azevedo. Nos vários recitais de piano que realizou interpretou obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Debussy, Tchaikovsky, Scriabin, Rachmaninov, Stravinsky, Prokofiev. Em 1999 apresentou o programa “Música Portuguesa para Piano”.

 

Como acompanhador colaborou com: Tatiana Sakharova (soprano), Mónica Lacerda Pais (soprano), o violinista Serguei Aroutiounian, a jovem violinista portuguesa Raquel Queirós e em duo com sua esposa Olga Baranova (piano a 4 mãos).

 

Desde 2001 que trabalha em duo com o violinista Nuno Soares, tendo juntos apresentado grande parte do repertório para estes dois instrumentos em dezenas de recitais. Com Nuno Soares integrou também o Trio e Ensemble Medina.

 

Foi professor e acompanhador na Academia de Música de Viana do Castelo, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Atualmente é professor acompanhador na Universidade de Aveiro, onde acompanha a classe de violino do professor Nuno Soares, e na Universidade do Minho.

 


PROGRAMA

 

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)

 

I
Sonata n.º 1 em Sol Maior, Op.78
I. Vivace ma non troppo
II. Adagio
III. Allegro molto moderato

 

Sonata n.º 2 em Lá Maior, Op. 100
I. Allegro amabile
II. Andante tranquillo - Vivace
III. Allegretto grazioso (quasi Andante)


II
Sonata n.º 3 em Ré Menor, Op.108
I. Allegro
II. Adagio
III. Un poco presto e con sentimento
IV. Presto agitato