logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: “Cifras de Viola” por Tiago Matias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2021 // 18:00 h

Tiago Matias Recital de viola barroca por Tiago Matias, que apresenta “Cifras de Viola”, naquela que será a primeira audição moderna de obras do Manuscrito Musical 97 da Biblioteca da Universidade de Coimbra – “Cifras De Viola Por varios Autores Recolhidas Pelo Licenciado Joseph Carneyro Tavares Lamecense”. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 

 

SINOPSE

 

As 14 obras gravadas em “Cifras de Viola” provêm do Manuscrito Musical 97 da Biblioteca da Universidade de Coimbra – “Cifras De Viola Por varios Autores Recolhidas Pelo Licenciado Joseph Carneyro Tavares Lamecense” – datado do início do século XVIII. O manuscrito contém 267 obras para guitarra barroca, sendo a sua maioria música inédita, de autores (ainda) desconhecidos. A compilação é a maior que se conhece em todo o mundo para guitarra barroca, tendo um grande valor artístico e histórico. Tal como o disco Cifras de Viola, que é a primeira gravação áudio deste repertório, também este recital será a primeira audição moderna de obras do manuscrito de Joseph Tavares Lamecense.

 

 

TIAGO MATIAS 

 

Natural de Aveiro, finalizou em 2002 o Curso Complementar de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, obtendo a classificação de 20 valores no exame final de guitarra. É licenciado em Guitarra pela Escola Superior de Música de Lisboa (2005) e doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (2021). Foi galardoado em vários concursos de guitarra, destacando-se entre eles o 1.º prémio no “Música en Compostela” (2004).

 

Colabora regularmente com Orquestra Sinfónica Portuguesa, Ludovice Ensemble, Sete Lágrimas e Orquestra Barroca da Casa da Música, entre outros.

 

Como pedagogo, orientou masterclasses de alaúde e guitarra, lecionando as mesmas disciplinas no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Conservatório Nacional."