.:: Coro de Câmara de Lisboa |
![]() |
![]() |
![]() |
Sábado, 18 de Dezembro de 2021 // 18:00 h |
Reservas de bilhetes por email ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).
O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.
O CORO DE CÂMARA DE LISBOA foi formado em 1978, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte e dois músicos, interpreta – a cappella ou em colaboração com formações instrumentais – obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.
Mantendo sempre intensa atividade, apresentou-se em inúmeras localidades do País, assim como nos mais importantes auditórios de Lisboa, tendo participado nas mais significativas manifestações culturais desta cidade.
Paralelamente, tem desenvolvido uma alargada carreira internacional. A convite de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, ou o Ministério da Cultura de Portugal, realizou concertos em numerosos países como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Áustria, México, Cuba, Macau, Cabo Verde, Singapura, Malásia, Indonésia e República Popular da China.
As três participações do Coro de Câmara de Lisboa no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha) saldaram-se pela conquista de um 1.º e de um 3.º prémios na classe de Polifonia, bem como dois segundos prémios na categoria de Música Popular. Para além das suas apresentações em concertos, o Coro efetuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema.
Em Dezembro de 2009, o Coro de Câmara de Lisboa apresentou o seu CD “Missa Grande” de Marcos Portugal, sendo a primeira gravação integral da referida obra em Portugal.
Em Julho de 2009, a convite de autoridades locais, o Coro de Câmara de Lisboa realizou concertos na Malásia e em Singapura. Em 2011, o Coro de Câmara de Lisboa apresentou ao público o seu CD “Canções da Ásia”, realizado a pedido de organizações culturais da Malásia, tendo realizado concertos na Malásia e na Indonésia integrados nas “Celebrações dos 500 Anos da Chegada dos Portugueses à Ásia”.
Em Janeiro de 2015, o Coro de Câmara de Lisboa gravou o CD “A Cappella | Sacro”, com obras de Eurico Carrapatoso, integrado num projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes.
Em Março de 2016, foi gravado o CD “Amizade entre Filipinas e Portugal”, um projeto em conjunto com a Embaixada das Filipinas em Lisboa, para comemorar os “70 Anos das Relações Diplomáticas entre Filipinas e Portugal”.
Em Novembro de 2017, o Coro de Câmara de Lisboa realizou concertos na República Popular da China, a convite das entidades culturais daquele país.
Em Outubro de 2018, foi gravado o CD “D. Pedro de Cristo: Esplendor Musical do Mosteiro de Santa Cruz”, com obras de D. Pedro de Cristo, um dos mais importantes polifonistas portugueses dos séculos XVI e XVII.
Em Dezembro de 2019, o Coro de Câmara de Lisboa gravou o CD “Marcos Portugal: música religiosa publicada no século XIX”, integrado num projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes.
Em 1972, foi nomeada Professora Assistente daquela universidade, cargo que ocupou até 1976.
Integrada no Coro Madrigal das Filipinas, dirigido por Andrea Veneracion, participou em inúmeros festivais e competições internacionais, entre 1969 e 1976.
Frequentou, como bolseira do governo espanhol, a classe de Polifonia do XXVI Curso Internacional de Música de Santiago de Compostela, sob a direção de Angel Botia.
Em 1984 lecionou nos Cursos de Verão da Universidade de Califórnia (Santa Bárbara).
Foi convidada pela Europa Cantat, em 2001, para dirigir o atelier Multiple Choir Music.
Em 2002 foi convidada pela Universidade de Coimbra para participar na conferência sobre O Ensino da Música na Infância e Juventude.
É frequentemente chamada a integrar o corpo docente de cursos de direção coral e técnica vocal.
Foi membro do corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional desde 1978 até à sua aposentação em Janeiro de 2018. Ensinou também na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.
Em Dezembro de 2018 foi condecorada pelo Presidente da República das Filipinas pelo seu trabalho e empenho na área das artes como cidadã filipina residente em Portugal.
Fundou e dirige o Coro de Câmara de Lisboa desde o seu início em 1978.
PROGRAMA
JOSEF G. RHEINBERGER (1839-1901)
KARL JENKINS (1944- )
WALFORD DAVIES (1869-1941), harm.
HARRY SIMEONE (1911-2005), harm.
MÁRIO DE SAMPAYO RIBEIRO (1898-1966), harm.
EURICO CARRAPATOSO (1962- ), harm.
ALICE PARKER (1925- ) / ROBERT SHAW (1916-1999), harm.
EDWARD POLA 1907-1995() / GEORGE WYLE (1916-2003), harm.
ALBERTO GRAU (1937- ), harm. Liliana Cangiano (1951-1997), harm.
CORO DE CÂMARA DE LISBOA SOPRANOS: Joana Marques, Luísa Toledo, Margarida Simões, Maria João Rodrigues, Pilar Lorente, Sara Canaveira CONTRALTOS: Benedita Costa, Cristina Aleixo, Isabel Torres, Sílvia Fontão, Vanessa Gonçalves TENORES: Carlos Reis, Pedro Sousa, Vítor Gonçalves BAIXOS: António Marques, Francisco Simões, Joseph Ngongo, Pedro Barbosa
|