logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Coro de Câmara de Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 18 de Dezembro de 2021 // 18:00 h

Coro de Câmara de Lisboa Concerto de Natal pelo Coro de Câmara de Lisboa dirigido por Teresita Gutierrez Marques. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 

O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço definidas pela DGS e em vigor à data do evento.

 

O CORO DE CÂMARA DE LISBOA foi formado em 1978, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte e dois músicos, interpreta – a cappella ou em colaboração com formações instrumentais – obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.

 

Mantendo sempre intensa atividade, apresentou-se em inúmeras localidades do País, assim como nos mais importantes auditórios de Lisboa, tendo participado nas mais significativas manifestações culturais desta cidade.

 

Paralelamente, tem desenvolvido uma alargada carreira internacional. A convite de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, ou o Ministério da Cultura de Portugal, realizou concertos em numerosos países como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Áustria, México, Cuba, Macau, Cabo Verde, Singapura, Malásia, Indonésia e República Popular da China.

 

As três participações do Coro de Câmara de Lisboa no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha) saldaram-se pela conquista de um 1.º e de um 3.º prémios na classe de Polifonia, bem como dois segundos prémios na categoria de Música Popular.

Para além das suas apresentações em concertos, o Coro efetuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema.

 

Em Dezembro de 2009, o Coro de Câmara de Lisboa apresentou o seu CD “Missa Grande” de Marcos Portugal, sendo a primeira gravação integral da referida obra em Portugal.

 

Em Julho de 2009, a convite de autoridades locais, o Coro de Câmara de Lisboa realizou concertos na Malásia e em Singapura. Em 2011, o Coro de Câmara de Lisboa apresentou ao público o seu CD “Canções da Ásia”, realizado a pedido de organizações culturais da Malásia, tendo realizado concertos na Malásia e na Indonésia integrados nas “Celebrações dos 500 Anos da Chegada dos Portugueses à Ásia”.

 

Em Janeiro de 2015, o Coro de Câmara de Lisboa gravou o CD “A Cappella | Sacro”, com obras de Eurico Carrapatoso, integrado num projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes.

 

Em Março de 2016, foi gravado o CD “Amizade entre Filipinas e Portugal”, um projeto em conjunto com a Embaixada das Filipinas em Lisboa, para comemorar os “70 Anos das Relações Diplomáticas entre Filipinas e Portugal”.

 

Em Novembro de 2017, o Coro de Câmara de Lisboa realizou concertos na República Popular da China, a convite das entidades culturais daquele país.

 

Em Outubro de 2018, foi gravado o CD “D. Pedro de Cristo: Esplendor Musical do Mosteiro de Santa Cruz”, com obras de D. Pedro de Cristo, um dos mais importantes polifonistas portugueses dos séculos XVI e XVII.

 

Em Dezembro de 2019, o Coro de Câmara de Lisboa gravou o CD “Marcos Portugal: música religiosa publicada no século XIX”, integrado num projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes.

 


TERESITA GUTIERREZ MARQUES é licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas.

 

Em 1972, foi nomeada Professora Assistente daquela universidade, cargo que ocupou até 1976.

 

Integrada no Coro Madrigal das Filipinas, dirigido por Andrea Veneracion, participou em inúmeros festivais e competições internacionais, entre 1969 e 1976.

 

Frequentou, como bolseira do governo espanhol, a classe de Polifonia do XXVI Curso Internacional de Música de Santiago de Compostela, sob a direção de Angel Botia.

 

Em 1984 lecionou nos Cursos de Verão da Universidade de Califórnia (Santa Bárbara).

 

Foi convidada pela Europa Cantat, em 2001, para dirigir o atelier Multiple Choir Music.

 

Em 2002 foi convidada pela Universidade de Coimbra para participar na conferência sobre O Ensino da Música na Infância e Juventude.

 

É frequentemente chamada a integrar o corpo docente de cursos de direção coral e técnica vocal.

 

Foi membro do corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional desde 1978 até à sua aposentação em Janeiro de 2018. Ensinou também na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.

 

Em Dezembro de 2018 foi condecorada pelo Presidente da República das Filipinas pelo seu trabalho e empenho na área das artes como cidadã filipina residente em Portugal.

 

Fundou e dirige o Coro de Câmara de Lisboa desde o seu início em 1978.

 

 

PROGRAMA

 

JOSEF G. RHEINBERGER (1839-1901)
Kyrie – Sanctus – Benedictus (da Missa brevis em Fá)
Hymn (Salmo 89)

 

KARL JENKINS (1944- )
Ave Maria

 

WALFORD DAVIES (1869-1941), harm.
Christmas is coming

 

HARRY SIMEONE (1911-2005), harm.
Drummer Boy

 

MÁRIO DE SAMPAYO RIBEIRO (1898-1966), harm.
Natal (Elvas)

 

EURICO CARRAPATOSO (1962- ), harm.
Ó Meu Menino

 

ALICE PARKER (1925- ) / ROBERT SHAW (1916-1999), harm.
Ya viene la vieja

 

EDWARD POLA 1907-1995() / GEORGE WYLE (1916-2003), harm.
The Most Wonderful Time of the Year

 

ALBERTO GRAU (1937- ), harm.
Niño Lindo

Liliana Cangiano (1951-1997), harm.
Candombe del seis de Enero

 

 

CORO DE CÂMARA DE LISBOA
DIREÇÃO: Teresita Gutierrez Marques

SOPRANOS: Joana Marques, Luísa Toledo, Margarida Simões, Maria João Rodrigues, Pilar Lorente, Sara Canaveira

CONTRALTOS: Benedita Costa, Cristina Aleixo, Isabel Torres, Sílvia Fontão, Vanessa Gonçalves

TENORES: Carlos Reis, Pedro Sousa, Vítor Gonçalves

BAIXOS: António Marques, Francisco Simões, Joseph Ngongo, Pedro Barbosa