logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: José Belo Marques (1898-1986) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Belo Marques Belo Marques nasceu na Batalha a 25 de janeiro de 1898. Aos 14 anos vai para Lisboa tirar o curso de Belas Artes. Não conclui o curso e dedica-se profissionalmente à atividade musical a partir dos 16 anos, estreando-se como violoncelista no Teatro de São Carlos.

 

Aos 19 anos, e com o desejo de se aperfeiçoar, viaja para o estrangeiro, tendo diversas profissões que garantem a sua sobrevivência e os estudos que faz. Após passagem pela Argentina, Brasil, Alemanha, França e Angola regressa a Lisboa e ao Teatro Nacional de São Carlos.

 

Quando é criada a Orquestra Sinfónica Nacional, sob direção de Pedro de Freitas Branco, é convidado para a integrar como violoncelista.

 

Apesar de nunca ter frequentado o Conservatório Nacional, este, em 1939, reconhece publicamente o seu percurso atribuindo a Belo Marques o diploma do Curso Superior de Violoncelo, seguindo no mesmo ano para Lourenço Marques, onde irá dirigir os serviços musicais do Rádio Clube de Moçambique. Aí irá ficar durante 2 anos e meio, escrevendo diversas obras e estudando com profundidade a música africana.

 

Regressa à Emissora Nacional onde irá desenvolver uma intensa atividade como compositor e maestro, fundando diversas orquestras.

 

A sua produção musical abrange a música erudita, popular e ligeira.

 

Destacamos como peça do Museu a partitura da canção “És tu!” com letra e música da sua autoria (Inv. MNM-2012-02-0051).

 

MNM-2012-02-0051

 

Pode escutar esta canção com interpretação de Francisco José no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=vekBfR-x1xk 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

SILVA, Manuel Deniz – José Belo Marques. In CASTELO-BRANCO, Salwa, ed. – Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2010. Vol. L-P. ISBN 978-989-644-108-1. p. 744-745