logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Luís Meireles e Maria José Souza Guedes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 6 de Maio de 2022 // 18:00 h

Maria José Souza Guedes e Luís Meireles Recital de flauta e piano por Luís Meireles e Maria José Souza Guedes. Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. Bilhetes - Normal 5,00 / Sócio - 3,00.

 

Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

 


PROGRAMA

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Variações op. 107, n.º 3 sobre tema bielorusso

 

FRANZ SCHUBERT (1797-1828) - Introdução, tema e variações op 160 sobre “a bela moleira”

 

ROBERT SCHUMANN (1810-1856) – Peças de Fantasia op 73 (flauta alto)
- Terno e expressivo
- Vivo e leve
- Rápido e fogoso

 

JOHANNES BRAHMS (1833-1897) – Sonata op. 120, n.º 2
- Allegro amabile
- Appassionato, ma non troppo Allegro
- Andante com moto
- Allegro

 

 

DUO MEIRELES & SOUZA GUEDES

 

O Duo Luís Meireles (flauta) / Maria José Souza Guedes (piano) é formado por reconhecidos músicos portuenses, que durante largos anos alicerçaram o seu conhecimento individual junto de grandes mestres.

 

Em permanente atividade desde 1996, o Duo tem-se apresentado regularmente em Portugal e no estrangeiro, em prestigiados Festivais Internacionais e importantes salas. Realizou várias centenas de concertos, em 23 países europeus: Portugal, (incluindo Açores e Madeira), Espanha (e Gran Canária), Itália, (incluindo Sardenha e Sicília), Bélgica, Suíça, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, Hungria, Eslovénia, Sérvia, Macedónia, Croácia, Montenegro, Roménia e Grécia. Apresentaram-se ainda na Sibéria (Khanty Mansiisk), nos EUA (Oregon e Califórnia), em Cuba e Singapura.

 

O seu último CD “Late Romantic”, com obras de Widor, Pierné e R. Strauss, obteve excelentes críticas em revistas da especialidade, como:

 

Flöte Aktuell (Alemanha):
“…sonoridade refinada e quente. As suas interpretações são de grande elegância e competência musical. Luís Meireles e a pianista Mª José Souza Guedes comunicam entre si de forma ideal. Um CD altamente recomendável.”

 

Pan (Reino Unido):
“…variada paleta de cores, que vai de um pianíssimo quase inaudível a um som forte, rico e cheio. Para além disso, demonstra uma largueza de conceito que faz justiça à escala dos gestos românticos.”

 

Fluit (Holanda):
“Uma flauta de madeira de timbre aveludado, tocada por um ótimo flautista, que usa pouco vibrato, não exageradamente romântico, mas que transmite uma extrema musicalidade. A flauta e o piano formam uma unidade natural.”

 

Para além de “Late Romantic”, o Duo Meireles / Souza Guedes gravou mais 3 CDs, incluindo obras primas do reportório flautístico, que obtiveram também referências muito elogiosas na imprensa e foram transmitidos em estações de rádio de diferentes países.

 

Nos últimos anos, o Duo tem dedicado especial interesse à música portuguesa, tendo estreado várias obras que lhe foram dedicadas por prestigiados compositores, como Fernando C. Lapa, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas.

 

Tocaram em 1.ª audição o Concerto Duplo para Flauta, Piano e Orquestra de Cordas, de Fernando C. Lapa, com a Orquestra de Câmara da Silésia, em 2002, sob a direção de Jan Hawel, em Katowice, Polónia assim como uma versão revista e aumentada, em Matosinhos, com a Orquestra Nacional do Porto, em 2009, sob a direção do Maestro Andrew Grams.

 

Efetuaram ainda gravações para a RDP e RTP, (Portugal), Televisão da Macedónia (Grécia), Rádio Bartók (Hungria), TV Khanty-Mansiisk (Sibéria), Rádio Nacional Eslovena e Rádio Nacional de Novi Sad (Sérvia). O Duo tem também assinalado a sua presença nas plataformas digitais com largas dezenas de vídeos e gravações no youtube, facebook, etc, que contam no seu conjunto com um número muito significativo de visualizações e reações.

 

Maria José Souza Guedes e Luís Meireles são ambos professores do Conservatório de Música do Porto. Muitos dos seus alunos têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais.