.:: Artur Pizarro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-Feira, 28 de Abril de 2022 // 18:00 h

Artur Pizarro (fot. Tiago Figueiredo) Recital de piano do prestigiado pianista Artur Pizarro [www.arturpizarro.pt]. O bilhete do museu dá acesso ao concerto.

Evento sujeito à lotação da sala. Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).

PROGRAMA - AVES RARAS
- OTTORINO RESPIGHI (1879-1936) / GUIDO ZUCCOLI, arranj – Gli uccelli
- OLIVIER MESSIAEN (1908-1992) – La Colombe
- LOUIS-CLAUDE DAQUIN (1694-1772) – Le Coucou
- JEAN-PHILIPPE RAMEAU (1683-1764) – Rappel des Oiseaux
- ENRIQUE GRANADOS (1867-1916) – Quejas, o la Maja Ya le Ruiseñor
- MIKHAIL GLINKA (1804-1857) / MILY BALAKIREV (1837-1910) – A Cotovia
- PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI (1840-1893) – O Canto da Cotovia
- SERGEI RACHMANINOFF (1873-1943) / EARL WILD (1915-2010) – Sobre a Morte de um Pintarroxo
- OLIVIER MESSIAEN (1908-1992) – do Catalogue des Oiseaux: L’Alouette Lulu

ARTUR PIZARRO nasceu em Lisboa em 1968. Apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho (aluno de Vianna da Motta, Isidor Phillip e Ricardo Viñes) no programa Histórias da Música de Victorino d'Almeida.

Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990 Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa (também aluno de Vianna da Motta e também de Mark Hambourg, Marguerite Long, Jacques Février e Edwin Fischer). Durante um ano frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Esta linhagem deu a Artur Pizarro um raro conhecimento da escola francesa e da alemã diretamente da Idade d'Ouro do pianismo do século XX.

Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 (onde seis primeiros prémios de concursos internacionais foram convidados a competir) e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.

Atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de música de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin and Sir Charles Mackerras.

Artur Pizarro tem uma extensa discografia e as suas gravações constam dos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Capriccio, CAvi, e Odradek Records, onde recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e com, Rinaldo Zhok, gravou obras de Dvořák para piano a quatro mãos.

Em reconhecimento da relevância da sua arte, foi galardoado na sua terra natal com o Prémio Bordalo, o Prémio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras atuações em palco. Atualmente leciona na Academia Nacional Superior de Orquestra na Metropolitana de Lisboa e mantém o seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.