.:: Fernando Miguel Jalôto | |||
Dia Internacional dos Museus, Quarta-feira, 18 de Maio de 2022 / 18:00 h |
Fernando Miguel Jalôto interpreta o programa “Cravo Português: 500 anos de Música Portuguesa para Cravo” no Cravo Antunes de 1789 da coleção do Museu, concerto integrado no ciclo de concertos com instrumentos históricos “Um Músico, Um Mecenas” e na programação do Dia Internacional dos Museus 2022. A entrada é livre.
SOBRE O CRAVO ‘ANTUNES’ DE 1789
Construído por João Baptista Antunes (1737-1822), este cravo é um de quatro instrumentos conhecidos da família Antunes que chegaram aos nossos dias e o segundo na coleção do Museu, juntamente com o cravo de 1758 de Joaquim José Antunes. Possui no tampo harmónico uma decoração com motivos vegetalistas. Foi classificado como Tesouro Nacional em 2021.
FERNANDO MIGUEL JALÔTO completou os diplomas de Bachelor of Music e de Master of Music em Cravo no Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos), na classe de Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont e Ilton Wjuniski, entre outros. Estudou também órgão barroco e clavicórdio, e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e presentemente é Doutorando em Ciências Musicais | Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa, como Bolseiro da FCT.
É fundador e diretor artístico do Ludovice Ensemble, um dos mais ativos e prestigiados grupos nacionais de Música Antiga. Colabora com grupos especializados internacionais tais como Vox Luminis, Oltremontano, La Galanía, Capilla Flamenca, Collegium Musicum Madrid, Ensemble Bonne Corde, Allettamento, etc. Apresentou¬ se em vários festivais e inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Alemanha, Áustria, Polónia, Bulgária, Israel, China e Japão. Toca com as orquestras Gulbenkian e Metropolitana de Lisboa, e foi membro da Académie Baroque Européenne de Ambronay (França), da Academia MUSICA de Neerpelt (Bélgica) e das orquestras barrocas Casa da Música e Divino Sospiro. Trabalhou sob a direção dos maiores diretores especializados.
Gravou para a Ramée/Outhere, Brilliant Classics, Dynamic, Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo, e Conditura Records, bem como para as rádios portuguesa, alemã e checa, e os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Em 2019 apresentou um recital a solo dedicado à obra do compositor napolitano Giovanni Salvatore no prestigiante Festival Oude Muziek de Utrecht (Holanda); em 2021 um recital a solo homenageando Maria Bárbara de Bragança, com obras de D. Scarlatti e C. Seixas a convite do Património Nacional (Espanha); e, já em 2022, um recital e conferência sobre Froberger e L. Couperin a convite do Conservatório Superior de Badajoz.
Como maestro dirigiu grandes obras do repertório barroco como as “Vésperas” de Monteverdi, várias missas e cantatas de Bach, oratórias de A. Scarlatti, óperas de Lully, Charpentier, e Bourgeois, bailados e óperas de Rameau, em salas como a Fundação Gulbenkian e o CCB, e os festivais especializados de Utrecht e Bruges. É o diretor artístico e pedagógico e professor da Academia Ludovice, curso e festival internacional dedicado ao ensino e divulgação das práticas históricas interpretativas da música, dança e teatro barrocos. É diretor musical e um dos tutores do curso de ópera barroca do centro musical Benslow, em Hitchin (Reino Unido) e convidado para dirigir os ensembles 258 (Lisboa) e Mezzo (Tel-Avive).
Colabora regularmente com os serviços educativo e editorial da Casa da Música, onde é regularmente convidado para escrever notas de programa, orientar cursos livres de História da Música, e comentar concertos. Como musicólogo publicou artigos na Revista Portuguesa de Musicologia e na colecção «Studies in the Enlightenment» da Voltaire Foundation/Liverpool University Press (Oxford), participando em conferências e mesas redondas em Lisboa (ENIM, Gulbenkian, CCB), Madrid e Roterdão.
+INFO: www.ludoviceensemble.com | Facebook: Ludovice Ensemble | YouTube: Ludovice Ensemble | Instagram: ludoviceensemble
Cravo Português: 500 anos de Música Portuguesa para Cravo
Século XVI
Anónimo (século XVI) | F. M. Jalôto
Gonçalo de Baena (c.1480-c.1540) | Pedro de Escobar (c.1465-c.1535)
António Carreira (c.1520/30-c.1597)
Hernando de Cabezón (1541-1602) | Pierre Regnault Sandrin (c.1490-c.1561)
Século XVII
Manuel Rodrigues Coelho (c.1555-1635) | Orlando di Lassus (1530/32-1594)
Anónimo (século XVII)
Frei Bartolomeu de Olagué (c.1600-1658)
Anónimo (século XVII)
Frei Bartolomeu de Olagué (c.1600-1658)
José Torrelhas (2.ª metade do século XVII)
Século XVIII
José António Carlos de Seixas (1704-1742) - Sonata Ap.10-1: Allegro | Adagio | Minuet - Sonata 19.7: Allegretto - Adagio - Allegro
Domenico Scarlatti (1685-1757)
Séculos XX e XXI
Cláudio Carneyro (1895-1963)
Vasco Negreiros (1965)
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