.:: "Modinhas & Seguidillas" |
![]() |
![]() |
![]() |
Quinta-feira, 9 de junho de 2022 // 18:00h |
Reservas de bilhetes e mais informação: Telefone 217710990 (das 11:00 h às 17:00 h).
O álbum foca-se em modinhas de vários autores portugueses (por exemplo, José Francisco Leal e Caldas Barbosa), e em seguidilhas (boleros) do catalão, Fernando Sor. Bruno Ribeiro toca com uma cópia de uma viola de 1825 de Louis Panormo, executada por Orlando Trindade - construtor especializado em instrumentos históricos.
Estas canções são os melhores exemplos da música de salão que se fazia em Portugal e Espanha entre o final do séc. XVIII e primeira metade do séc. XIX. Apreciadas tanto pela classe burguesa como pela aristocrática, nelas encontram-se muitas características idiossincráticas destas regiões europeias (nomeadamente a influência das viagens atlânticas no caso português). Estas canções consideram-se como seminais no posterior desenvolvimento dos principais géneros de música popular urbana portuguesa e espanhola, como o fado e o flamenco.
Os músicos que integram este projeto já se apresentaram anteriormente em duo, num projeto de música contemporânea sobre a história de Inês de Castro, produzido pela Cooperativa Árvore (Porto), e que se materializou em vários concertos no Norte do país. Foi ainda editado, pela Letras & Coisas, um livro+cd em colaboração com o pintor José Emídio.
O projeto “Modinhas & Seguidillas” é financiado pela Direção Geral das Artes – Ministério da Cultura da República Portuguesa.
+INFO: www.brunor.net
|