logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

.:: Música que se vê PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Até 2 de Outubro de 2022
09-06-2022

Musica que se ve  «Música que se vê» é uma exposição temporária que procura realçar a estreita ligação entre o modo como percecionamos o cinema, a televisão e a música que lhes dá corpo. Organizada em 12 temáticas, a exposição reúne 97 discos revisitando filmes intemporais, séries ou telenovelas que nos marcaram, assim como música que nos ficou na memória.

 

A seleção não é de todo exaustiva, resultando isso sim de um ‘salto aos bastidores’ do Museu. A perspetiva é, sobretudo, a de valorização e divulgação de um núcleo da coleção que não se encontra normalmente acessível ao público, mas também a de partilha e (re)descoberta de música. Como tal, ao longo da exposição estão disponíveis códigos QR que possibilitam o acesso a playlists desenvolvidas para cada um dos 12 núcleos. Estas playlists reúnem uma seleção de vídeos do you tube alusivos aos discos expostos.

 

Constituído por mais de 31000 items, o acervo fonográfico do Museu inclui discos de vinil e de goma-laca, bobinas, cassetes, entre vários outros suportes musicais. Este acervo, tal como os demais pertencentes ao Museu, tem vindo a ser inventariado ao longo dos últimos anos, num esforço que tem como pano de fundo a gestão, preservação, salvaguarda e estudo dos bens à guarda do Museu.

 

Este trabalho de sistematização de dados e estudo da coleção de fonogramas tem vindo a ser realizado com a colaboração de voluntários e estagiários. Dele resultou a ideia de realização de pequenas exposições temporárias que abordem temáticas musicais diversificadas, colocando em destaque peças da coleção que raramente saem das reservas do Museu.

 

Pretende-se, por conseguinte, que a exposição «Música que se vê» seja apenas a primeira de um ciclo de exposições que intitulámos “As reservas não são reservadas”.

 

AGENDA

Julho 2022 Agosto 2022 Setembro 2022
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31