logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
.:: Duo Harmonia com Ayçıl Yeltan PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 2 de Julho de 2022 // 16:00 h

Heart Tales O Duo Harmonia, formado pelas pianistas Pınar Başgöze e Susana Franco Pinto, contando com a artista convidada Ayçıl Yeltan, estreia no Museu Nacional da Música o projeto Heart-Tales, com música original de três compositores para piano a quatro mãos e narrador, baseada em contos da Tailândia, Portugal e Turquia. Apoio: Escola Carlota Franco-Dança e Música. O bilhete do museu dá acesso ao evento.

 

PROGRAMA - HEART-TALES

 

O projecto Heart-Tales ganhou a bolsa do Minnesota State Arts Board Artist Initiative Grant.

 

Os contos escolhidos pelo Duo Harmonia para Heart-Tales falam-nos de uma maneira bela de compaixão, perseverança, justiça e liberdade.

 

O Conto do Peixe, é uma adaptação de um conto tradicional tailandês por uma contadora de histórias de Minnesota, Puangpen Prescott. Este conto mágico onde a compaixão e a bondade dão oportunidade a uma nova vida rodeada de amor incondicional e confiante num ambiente desconhecido.

 

O Rapaz de Bronze é um conto da conceituada poetisa e escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner. Esta história encantadora, onde um jardim ganha vida, mostra a profunda ligação que o autor sentiu com a natureza e os conceitos de justiça e liberdade no mundo. Narra a experiência de uma jovem que quer acreditar no mundo fantástico que conhece apesar do cepticismo dos seus amigos. A adaptação teve a colaboração da escritora Yvette Centeno.

 

Uma Nuvem Apaixonada, "Sevdalı Bulut", do célebre poeta turco Nazim Hikmet, é uma bela história sobre a resiliência e honestidade de uma jovem mulher face ao terror infligido por um déspota.

 

Mary Prescott (1980, Minnesota, EUA)
O Conto do Peixe, conto popular tailandês adaptado por Puangpen Prescott
“A bondade do peixinho perdura
Caminha sobre águas geladas
Por luares sem fim”

 

Mário Franco (1965, Portugal)
O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
"Todas as flores são flores. As flores do Tojo e do Nardo são diferentes e é por isso que o mundo é tão bonito. Eu sou o rei do jardim. Quero que todas as flores sejam convidadas."

 

------------------- INTERVALO --------------------

 

Turgay Erdener (1957, Turquia)
A Nuvem Apaixonada de Nazım Hikmet
“As pessoas caridosas, os animais generosos, e as nuvens bondosas nunca desaparecem. Quem ama, não morre nunca.”

 


O DUO HARMONIA tem tido como paixão interligar tradições musicais de diferentes países, dando-lhes uma nova forma, a fim de cativar e dar ao público conhecimento dessas mesmas tradições. O Duo acredita que a difusão e divulgação de diferenças culturais gera a união sem discriminar.

 

O seu primeiro CD “Harmonia”, lançado em 2018 em Minneapolis, é disso um exemplo. Este CD, produzido pelo Duo, foi subsidiado pela MacPhail Artist Grant patrocinada pela McKnight Foundation e inclui obras para dois pianos e piano a quatro-mãos propositadamente compostas para o Duo, unindo elementos das tradições musicais turca e portuguesa. Com esse CD o Duo Harmonia foi convidado para a sua apresentação em Portugal pela Rádio e Televisão Nacional Portuguesa em Setembro de 2019 e que incluiu um concerto no Museu Nacional da Música.

 

 

PINAR BAŞGÖZE é natural de Ancara, Turquia. Possui um Bacharelato no Conservatório Estatal e Mestrado em piano Performance na Universidade Hacettepe de Ancara, Turquia.

 

Depois de ganhar o terceiro prémio no Concurso de Piano, The British Council the Young Musician of the Year 1998 na Turquia, estudou Piano Performance and Pedagogy com a Professora Maria Curcio. Mudou-se para Minnesota em 2000 e igualmente nestas áreas estudou com o Dr. Paul Shaw na Escola de Música da Universidade de Minnesota. Atualmente exerce a função de docente de piano na escola de música MacPhail Center for Music em Minneapolis, Minnesota.

 

 

SUSANA PINTO é natural de Lisboa, Portugal. Possui um Bacharelato em Piano Performance da Escola Superior de Música de Lisboa, tendo tido como professores Tania Achot e Pedro Burmester. Em 1995 muda-se para os EUA e realiza o Mestrado em Performance and Pedagogy da Central Michigan University com Dr. Alexandra Mascolo-David. Mais tarde completa o seu doutoramento em Piano Performance and Pedagogy na Universidade de Iowa, sob a orientação da Dr. Réne Lecuona.

 

Susana exerce atualmente as funções de professora de piano na escola de música MacPhail Center for Music em Minneapolis, Minnesota, e é diretora da área da música da Escola de Música e Dança Carlota Franco-Dança em Lisboa, Portugal.

 

 

AYÇIL YELTAN é uma atriz e cineasta turco-americana, licenciada em Música e Teatro nos Conservatórios de Ankara e Istambul. Gravou com distintos músicos e, já como atriz, teve papéis significativos no Dormen Theater em Istambul.

 

Obteve o grau de mestre na área das Artes Performativas na CalArts, Califórnia e atuou em numerosos palcos, filmes, e produções televisivas em Istambul, Nova Iorque e Los Angeles.

 

Paralelamente à sua carreira internacional de atriz em filmes independentes, Ayçıl também escreve, dirige e produz os seus filmes. Entre 2019-2020 com a sua curta-metragem "Topanga,” ganhou um total de seis prémios, em concursos e festivais de cinema, incluindo dois "Prémios do Público para Melhor Curta-Metragem". O seu novo projeto cinematográfico "Fidan" vai ser a sua estreia em longa-metragem de ficção. Ayçil é também educadora, dando aulas de representação em universidades nos Estados Unidos. Para além do envolvimento como artista, também participou como membro de júri em festivais internacionais de cinema.