.:: Amsterdam Doktet | |||
Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022 // 18:00 h |
Concerto do projeto Amsterdam Doktet, formado por jovens músicos de diversas nacionalidades, e inserido numa digressão de concertos em Lisboa e no Porto. Organização: Museu Nacional da Música e FAMART, Associação Cultural e Artística Juvenil, sediada em Vila Nova de Famalicão. O bilhete do museu dá acesso ao evento.
Além do concerto no Museu Nacional da Música, o ensemble Amsterdam Doktet tem mais apresentações agendadas em Portugal: O'culto da Ajuda em Belém, Palácio da Ajuda, sede da Orquestra de Câmara Portuguesa em Algés e festival CIMS no Porto.
Reservas de bilhetes por email ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou telefone (217710990, das 11:00 h às 17:00 h).
O nosso ensemble é multinacional. Muitos dos nossos membros são de diversas cidades dos Países Baixos. No entanto, França, Rússia, Noruega e Portugal estão também representados neste grupo!
Desde que nos conhecemos, que sonhamos visitar as cidades natais uns dos outros e conhecer os sítios de onde viemos e onde crescemos. Contudo, devido à pandemia, as nossas aventuras têm tido lugar sobretudo dentro das paredes da nossa escola em Amesterdão. Agora que podemos voltar a viajar e dar concertos ao vivo, decidimos organizar uma digressão em Portugal, o país natal de dois membros do grupo, e estamos muito felizes de finalmente poder partilhar música convosco!
Com este projecto, criado entre amigos e jovens músicos, trazemos um programa cheio de energia e motivação, aliado à vontade de mostrar aos nossos amigos e colegas internacionais o sítio maravilhoso onde crescemos!
Decidimos trazer cinco peças, compostas por cinco compositores, de cinco países diferentes. Os octetos de cordas dos compositores Shostakovich, Mendelssohn e Enescu serão apresentados, e também duas peças modernas do século XX. The Worker's Union do compositor holandês Louis Andriessen é uma obra para ensemble indeterminado e melodicamente e tonalmente livre, sendo completamente baseada em ritmo. Para acabar, tocaremos o nosso próprio arranjo de Verano Porteño, o Verão das quatro estações de Buenos Aires de Astor Piazzolla.
FELIX MENDELSSOHN (1809-1847) - Octeto de cordas em Mib maior, op. 20: 1.° andamento
DMITRI SHOSTAKOVITCH (1906-1975) - Duas peças para octeto de cordas, op. 11
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992) - Quatro Estações de Buenos Aires: Verano Porteño (arranjo de Job Huiskamp)
-- pausa --
LOUIS ANDRIESSEN (1939-2021) - The Worker's Union
GEORGE ENESCU (1881-1955) - Octeto de cordas op. 7: 3.° e 4.° andamentos
|