.:: B. Nabais, P. Massarão, H. Marques PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022 // 18:00 h

Pedro Massarao e Bernardo Nabais Recital de violoncelo e piano por Bernardo Nabais (violoncelo), Pedro Massarão (violoncelo) e Hélder Marques (piano). O bilhete do museu dá acesso ao evento.

LUIGI BOCCHERINI (1743-1805) - Sonata em Lá Maior G4

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata em Dó Maior op.102 n.º 1

JOHANNES BRAHMS (1833-1897) - Scherzo da sonata FAE

DAVID POPPER (1843-1913) - Fantasia sobre uma pequena canção russa

SOBRE OS MÚSICOS

BERNARDO CALVET NABAIS iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa com o professor Nelson Ferreira. Durante este período foi premiado várias vezes internamente e recebeu o 1.º prémio no concurso Jovem.com. Aos 15 anos foi admitido no Conservatório Nacional onde estudou com Catherine Strynckx. Neste período foi premiado no Concurso internacional Cidade Fundão e foi membro da Jovem Orquestra Portuguesa onde participou em digressões á Roménia e á Alemanha.

Em 2017 ingressou na ESMAE, na classe do professor Filipe Quaresma, onde terminou a licenciatura em Julho de 2020 com a nota de 20 valores. Durante este período foi também galardoado com dois segundos prémios, no Concurso internacional Cidade do Fundão e no Internacional Competition Paços Premium, ambos em 2019.

De momento frequenta o Mestrado em Performance musical no Conservatório de Amesterdão, sob a tutela do violoncelista Pieter Wispelwey.

Foi também recentemente premiado com o segundo prémio no Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa (2021).

Já tocou em orquestras como a Jovem Orquestra Portuguesa, a Orquestra Estágio Gulbenkian, a Aurora Symphony Orchestra e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra XXI e a Orquestra de Câmara Portuguesa. Tendo tido assim a oportunidade de trabalhar com diversos maestros, dos quais são exemplo, Pedro Carneiro, Christopher Bochmann, Joana Carneiro, Baldur Bronnimann e Jukka Pekka Saraste. Colaborou ainda com o ensemble ASKO Schoenberg numa performance no Muziekgebouw Amsterdam.

No âmbito da música de câmara teve já a oportunidade de tocar nas mais diversas formações, tendo sido orientado por músicos como Anna Thomasik, Carlos Azevedo, António Saiote, Miguel Borges Coelho, Dimitry Ferschtman e Afonso Fesch.

Participou em cursos e masterclasses com diversos violoncelistas de renome internacional, tais como Paulo Gaio lima, Maria de Macedo, Xavier Gagnepain, Michel Strauss, Andreas Brantelid, Harriet Krighn, Christopher Coin, Boris Adrianov, Mats Lindstrom e Martti Rousi, entre outros.

PEDRO MASSARRÃO Começou a estudar violoncelo aos 5 anos, e em 2016 completou os seus primeiros estudos com Luís Sá Pessoa na Escola de Música do Conservatório Nacional. Obteve o grau de licenciado com Paulo Gaio Lima na Escola Superior de Música de Lisboa em junho de 2019. Concluiu o título de mestrado com Jeroen den Herder na Codarts Hogeschool voor de Kunsten em junho de 2021. Em 2017 integrou o agrupamento laureado do Prémio Jovens Músicos. Na área da música de câmara é membro fundador do Trio Adamastor, colabora com grupos como Avres Serva, América Antiga ou Os Músicos do Tejo onde já se apresentou em salas como a Casa da Música (Porto), Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), De Doelen (Roterdão), ou integrando diversos festivais: Festival Internacional de Música da Costa do Estoril, Festival Internacional de Música do Marvão, Os Dias da Música (Lisboa), Internationaal Cellofestival Zutohen, Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim ou o Festival Arte nas Adegas. Na área da improvisação livre desenvolve um trabalho regular com músicos como Filippo Deorsola e João Almeida, tendo editado um álbum em 2021, ‘Miniatures’. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian entre 2019-2021.

HELDER MARQUES foi discípulo de Maria Christina Lino Pimentel, Jorge Moyano, Pietro De Maria e Roberto Szidon. Trabalhou ainda com João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, Siegfried Mauser e Christian de Bruyn.

Tem colaborado com diferentes instituições na correpetição e direção de ópera. É frequentemente requisitado para acompanhar masterclasses e provas de concurso de jovens cantores e instrumentistas.

Pianista do Ensemble Darcos, apresentou-se em recitais a solo, com orquestra e de música de câmara.

Presentemente exerce funções de professor acompanhador na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música da Física "Luís António Maldonado Rodrigues", em Torres Vedras.