logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Atualização da Exposição Principal PDF Print E-mail
26 April 2023

download O Museu Nacional da Música inaugurou no dia 21 de abril mais uma atualização da exposição principal!

 

 

Num dia simbolicamente escolhido por ser o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, esta atualização marca mais um passo no plano de tornar a exposição do Museu Nacional da Música mais dinâmica.

 

É pela primeira vez apresentada uma vitrina com vários eletrofones, incluindo instrumentos musicais, como um sintetizador, bem como gravadores e reprodutores de som, que testemunham a rápida e profunda transformação que o advento da eletricidade trouxe ao mundo musical, e que evocam a importância que estes tiveram na divulgação e democratização da música.

A maioria das peças expostas, agora em depósito no Museu Nacional da Música, provém da coleção particular do audiófilo Fernando Salvado, que ofereceu uma visita guiada no momento da inauguração.

Entre as dezasseis peças selecionadas encontram-se rádios, altifalantes, amplificadores, equalizadores, gravadores e leitores de fita, cassetes e cartridges, incluindo um exemplar de um fonógrafo Edison datado de 1904.

A última atualização foi feita no passado mês de Novembro. Nesta altura foram integrados na exposição doze instrumentos e modelos de instrumentos musicais que o público de todas as idades pode manusear e experimentar, assim tornando a visitação mais dinâmica e interativa. Segundo os dados estatísticos recolhidos e em comparação com as estatísticas pré-pandemia, esta intervenção propiciou a diminuição significativa de visitas rápidas (até 60 minutos) e a duplicação de visitas demoradas (mais de 60 minutos). Espera-se com esta nova exposição de eletrofones reforçar a abrangência e diversidade do Museu Nacional da Música.