logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

PDF Print E-mail

O Museu da Música acolhe uma conferência-recital da Prof.ª Emília Fadini, uma das maiores especialistas em Domenico Scarlatti. Embora mais centrada em aspectos histórico-científicos, a conferência intitulada «L'influenza della musica popolare iberica sul linguaggio scarlattiano» incluirá ainda pequenos apontamentos musicais no cravo setecentista de Joaquim José Antunes, um dos ex-libris das colecções do Museu.

Conferência-recital pela Prof.ª Emilia Fadini

Sábado, 28 de Abril/ 17:00 h

 


 

Conferência-recital pela Prof.ª Emilia FadiniO Museu da Música acolhe uma conferência-recital da Prof.ª Emília Fadini, uma das maiores especialistas em Domenico Scarlatti. Embora mais centrada em aspectos histórico-científicos, a conferência intitulada «L'influenza della musica popolare iberica sul linguaggio scarlattiano» incluirá ainda pequenos apontamentos musicais no cravo setecentista de Joaquim José Antunes, um dos ex-libris das colecções do Museu.

 

A conferência será proferida em italiano, pelo que será alvo de uma tradução simultânea sempre que necessário.

Investigadora na área de Musicologia, Emilia Fadini tem publicado numerosos livros e artigos sobre interpretação de música antiga. Através da editora Ricordi, publicou as composições para cravo de Alessandro Poglietti e está a fazer a nova revisão das sonatas de Domenico Scarlatti, em dez volumes.

Em colaboração com Alda Bellaschi, é autora de dois livros: um sobre História da notação para instrumentos de tecla entre os séculos XIV e o XVIII e outro sobre dedilhação antiga («Il clavicembalo», Torino EDT, 1984, II, 2005).

É ainda intérprete de concertos para cravo e fortepiano, tendo leccionado cravo no Conservatório «G.Verdi» de Milano até 1991. Actualmente, é professora de cravo, clavicordio e fortepiano na «Scuola Musicale di Milano».

A Editora discográfica Stradivarius entregou-lhe a direcção da integral das sonatas de Domenico Scarlatti, que prevê a participação de alguns cravistas italianos. É a intérprete do primeiro CD da colectânea, dedicado ao cravo, e do quinto, dedicado ao fortepiano.