PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ensemble Avondano

Sábado, 24 de Março / 21:00 h

Ensemble AvondanoO Ensemble Avondano apresenta um segundo concerto igualmente assente nas composições do português João Baptista André Avondano, mas desta feita para o público em geral. Será uma oportunidade única para ouvir música “nova” tocada com instrumentos de época do Museu, designadamente o violoncelo Stradivarius que pertenceu ao Rei D. Luís e o cravo setecentista de Joaquim José Antunes.

O Ensemble Avondano é um agrupamento instrumental composto por Catherine Strynckx (violoncelo), João Paulo Janeiro (cravo), Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), músicos com um objectivo central comum: executar e divulgar a música instrumental dos Pós-Barrocos Europeus, em particular a que era cultivada nos diversos contextos sociais portugueses de finais do século dezoito e inícios do século XIX. No seu breve percurso, o Ensemble Avondano realizou concertos em diversos locais, designadamente, no Centro Cultural de Belém, nos Encontros de Música Antiga de Tomar, em Castelo Branco e em Cascais. Ainda no ano de 2007 está prevista a apresentação em concerto na Casa da Música.

João Baptista André Avondano foi um violoncelista e compositor nascido no seio de uma das mais importantes famílias de instrumentistas profissionais activas em Portugal durante o século XVIII. Foi violoncelista na Orquestra da Real Câmara, participando e dirigindo também outros eventos musicais patrocinados por privados. Da sua autoria conhecem-se quatro sonatas e dois duetos, obras dedicadas ao Rei D. José I (na imagem). Nessas obras, Avondano (falecido em 1800) apresenta-se como um instrumentista de grande agilidade que, com um conhecimento profundo da estética musical da sua altura, explora as capacidades expressivas do violoncelo.

A realização deste concerto resulta de um financiamento do Instituto das Artes / Ministério da Cultura, assim como de um protocolo estabelecido entre o IPM / Museu da Música, a Pró-Histórica Associação e as empresas J. A. Santos Carvalho e LPI, Gestão e Promoção de Imóveis, Lda.

»   ensemble_avondano notas - 150.42 Kb