logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

:: INICIO NOVIDADES
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ensemble Avondano - Concerto Pedagógico

Quarta, 21 de Março / 10:30 h e 11:30 h


Ensemble Avondano - Concerto PedagógicoO Ensemble Avondano apresenta no Museu da Música dois ateliers pedagógicos em torno do compositor português do século XVIII, João Baptista André Avondano, que só muito recentemente se tornou do conhecimento público. Serão ainda apresentadas obras de outros compositores.

Os ateliers possibilitarão uma introdução aos instrumentos, obras e compositores. As execuções das peças serão intercaladas por descrições e explicações, especialmente dirigidas a um público de jovens e crianças que queira compreender a música e os instrumentos que a protagonizam.

Os comentários serão acerca dos instrumentos musicais (entre eles dois das colecções do Museu: o cravo Antunes e o violoncelo Stradivarius), apresentando-se também o compositor João Baptista André Avondano. Os participantes ficarão, por exemplo, a saber que as obras de Avondano foram concebidas em homenagem ao rei D. José I (na imagem).

O Ensemble Avondano, quarteto composto por Catherine Strynckx (violoncelo), João Paulo Janeiro (cravo), Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), uniu-se em torno do compositor português, João Baptista André Avondano, do qual pouco se sabe já que poucas obras chegaram aos nossos dias. É objectivo do Ensemble Avondano preservar e valorizar o trabalho deste compositor e divulgá-lo, contribuindo, assim, para uma apreensão mais generalizada do património musical português da segunda metade do século XVIII, contando para o efeito com um financiamento do Instituto das Artes / Ministério da Cultura.

O Ensemble Avondano regressa ao Museu da Música já no próximo Sábado, 24 de Março (21:00 h), para mais um concerto, desta feita para o público em geral. A realização destes concertos resulta de um protocolo estabelecido entre o IPM / Museu da Música, a Pró-Histórica Associação e as empresas J. A. Santos Carvalho e LPI, Gestão e Promoção de Imóveis, Lda.