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Questões Frequentes
:: Os visitantes podem fotografar os espaços do museu ou as obras em exposição?
:: O museu é acessível à circulação de pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas?
:: O museu está dotado de legendas em braile ou sinalização de percursos e plantas para invisuais?
:: O museu dispõe de audio-guias?
:: O que é preciso fazer para marcar uma visita guiada ao museu?
:: Que tipo de benefícios é possível obter subscrevendo a mailing list do museu?
:: O que é preciso fazer para poder investigar no museu?
:: O que é preciso para fazer uma doação ao museu?
:: De que forma é possível adquirir as publicações, gravações, postais ou outros produtos do museu?
:: Como posso obter informação sobre um instrumento em meu poder?
:: O que é preciso para obter um empréstimo de uma peça para exposições temporárias?
:: A entrada é paga nas visitas de grupo?
 
Os visitantes podem fotografar os espaços do museu ou as obras em exposição?
Sim, desde que não utilizem flash e as fotografias se destinem a utilização particular. A realização de fotografias para fins de utilização comercial ou pública é proibida, carecendo de autorização. A grande maioria das peças do acervo do Museu encontra-se, contudo, fotografada, podendo essas fotografias ser solicitadas aos serviços da Direção-Geral do Património Cultural através do portal MatrizPix.
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O museu é acessível à circulação de pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas?
Sim. O museu possui espaços amplos onde é possível a circulação de cadeiras de rodas. O acesso é feito pelo piso térreo através de uma plataforma elevatória que se move mecanicamente num corrimão.

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O museu está dotado de legendas em Braille ou sinalização de percursos e plantas para invisuais?
Não. No entanto, procurando contrariar esta situação, são, por vezes, organizadas visitas guiadas às reservas, onde os invisuais podem tomar contacto com alguns instrumentos da colecção. Em relação à existência de documentação em Braille ou própria para invisuais, prevê-se que esta venha a ser produzida para alguns projectos de exposições temporárias.

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O museu dispõe de audio-guias?
Sim, o Museu possui 5 leitores de mp3 com visitas áudio (em português e alemão) que podem ser utilizados por pequenos grupos ou visitantes individuais e que auxiliam o visitante no decorrer do percurso, apresentando a exposição com recurso à audição de alguns instrumentos e pequenas explicações.

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O que é preciso fazer para marcar uma visita guiada ao museu?
Basta contactar o museu solicitando a marcação. O museu precisará de saber para que data e hora se pretende a visita, qual o número total de pessoas (quantos alunos, professores e acompanhantes), que tipo de grupo se trata (nome ou escola, idades, habilitações, interesses), qual o objectivo da visita e qual o nome do responsável e respectivos contactos.
A marcação das visitas deverá ser feita com duas semanas de antecedência. No dia da visita será necessária a apresentação de uma credencial autenticada pela escola/instituição com indicação do número de alunos, professores e acompanhantes.

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Que tipo de benefícios é possível obter subscrevendo a newsletter do museu?
Subscrevendo a nossa newsletter passa a receber periodicamente a calendarização e conteúdos dos eventos especiais a decorrer no museu. Poderá também receber convites para inaugurações ou outras actividades.

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O que é preciso fazer para poder investigar no museu?
Se a investigação implica o acesso às reservas do museu para consulta dos acervos, então será necessária uma autorização superior prévia, devendo o pedido ser feito por escrito dirigido à direcção do museu.
Se, por outro lado, o objectivo é apenas consultar informação sobre música, basta visitar o centro de documentação do museu no seu horário de funcionamento (2ª a 6ª das 10:00 h às 12:30 h e das 14:00 h às 17:30 h).

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O que é preciso para fazer uma doação ao museu?

Basta comunicar esse desejo por escrito à direcção do Museu. O dador deverá expressar a sua vontade em doar a peça ao Museu, assim como o nome em que quer que fique registada a doação. O texto deverá incluir ainda uma descrição tão detalhada quanto possível da peça (construtor, local de fabrico, modelo, número de série, estado de conservação, quantidade...) e da sua história conhecida (a quem pertenceu, restauros...); deverá também ser acompanhado por fotografias.
Se a peça for de interesse para o museu será solicitado ao dador o seu empréstimo para análise mais detalhada. Uma vez confirmada a sua relevância, e após aprovação da tutela, dar-se-á início ao processo de aceitação.

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De que forma é possível adquirir as publicações, gravações, postais ou outros produtos do museu?
Dirigindo-se à loja do Museu ou solicitando, de outro modo, o envio por correio do produto desejado. Neste último caso, a entrega será feita após recepção de vale de correio no valor do produto + portes.
Refira-se que alguns produtos do Museu podem ser adquiridos em livrarias, discotecas, na loja dos Museus no Palácio Foz em Lisboa (aberta de 2.ª a Sábado entre as 10:00 h e as 19:00 h), nas lojas de outros museus ou efectuando uma encomenda a partir do portal da DGPC.

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Como posso obter informação sobre um instrumento em meu poder?
O museu pode auxiliar fazendo um levantamento científico da peça: designação, datação, materiais utilizados, importância organológica e histórica (o museu não faz avaliações comerciais). Para tal basta entrar em contacto e expor o caso.

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O que é preciso para obter um empréstimo de uma peça para exposições temporárias?
Basta comunicar esse desejo por escrito à direcção do museu, aguardando depois uma resposta.

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A entrada é paga nas visitas de grupo?
Depende dos grupos. No caso de grupos escolares (ensino básico, secundário e superior, tanto público como privado) as visitas (livres ou guiadas) são gratuitas mediante apresentação de uma credencial autenticada pela escola/instituição com indicação do número de alunos, professores e acompanhantes. Quaisquer outros grupos terão que pagar, de acordo com a tabela de preços em vigor.
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