PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Visita Guiada pela Lisboa de Michel’angelo Lambertini

Quarta-Feira, 26 de Julho

Visita Guiada pela Lisboa de Michel’angelo LambertiniPara comemorar o seu 12.º aniversário, o Museu da Música, em conjunto com a Associação dos Amigos do Museu da Música (AAMM), proporciona a todos os interessados uma visita guiada pela área geográfica da cidade de Lisboa que ficou associada a Michel’angelo Lambertini, fundador do primeiro museu instrumental português.

Este passeio será orientado pelas investigadoras Ana Paula Tudela e Carla Capelo Machado com o objectivo de dar a conhecer a localização das casas onde Lambertini viveu, das lojas e armazéns de música, que foram o negócio familiar e do qual foi o único herdeiro, e dos locais que dinamizou com a Arte Musical.

Os participantes serão guiados pela Rua da Misericórdia, antiga Rua Larga de S. Roque, zona de estabelecimento da antiga colónia italiana e lugar de botequins e livreiros, pelo Chiado Elegante, pela Baixa Burguesa e pelos Restauradores e Avenida da Liberdade, Boulevard que no final do século XIX substituiu o antigo e romântico Passeio Público.

Michel’angelo Lambertini foi uma personagem fundamental da cultura portuguesa de finais do século XIX, princípios do século XX. No domínio da música foi executante, maestro, compositor, musicólogo e organólogo, além de editor e comerciante. Num âmbito cultural mais alargado, não podemos deixar de referir a sua actividade como organizador e animador de eventos musicais e literários. Foi também o responsável pela reunião de uma parte considerável do actual acervo do Museu da Música.

Ana Paula Tudela e Carla Capelo Machado foram as comissárias e investigadoras da exposição evocativa de Michel’angelo Lambertini que esteve patente no Museu da Música em 2002. Neste momento, entre outros trabalhos de investigação, encontram-se a desenvolver um estudo sobre a actividade musical do meio lisboeta do final do século XIX, princípio do século XX, que tem como ponto de partida o epistolário de Lambertini e que será publicado oportunamente.

Ponto de encontro: Museu da Música, 15:00 h.
Ponto de partida: Largo Trindade Coelho (ao pé da estátua do cauteleiro)
Fim do percurso: Em frente ao Palacete Lambertini, na Avenida da Liberdade N.º 166.
Duração do passeio: aprox. 2 horas.
Inscrição: Sócios da AAMM - € 5,00 / Não sócios - € 8,00

As inscrições são consideradas por ordem de chegada, sendo o número de participantes limitado a um máximo de 20. O Museu da Música reserva-se o direito de adiar ou cancelar o passeio caso não exista um mínimo de 5 inscrições.

Para mais informações e inscrições:
Victor Palma
Tel. 21 771 09 90 / Fax. 21 771 09 99