“Ressurexit Clavicordium” - Concerto de Clavicórdio por Cristiano Holtz
Sábado, 8 de Julho / 19:00 h
O Museu da Música recebe mais uma vez o cravista Cristiano Holtz para um concerto inédito num clavicórdio que está a ser estudado e cuja proveniência está envolta num verdadeiro mistério.
O programa do concerto será alemão, incluindo as suites de Johann Matheson, algumas destas tocadas pela primeira vez em Portugal. As restantes obras serão de J. S. Bach e Carl P. E. Bach. A anteceder o concerto haverá uma breve conferência sobre este clavicórdio e a terminar uma pequena festa.
O clavicórdio é um instrumento de teclado e cordas percutidas por tangentes que aparece nos primeiros anos do século XV. Pequeno e de forma rectangular ou poligonal, possui um volume de som fraco, o que o destinou a instrumento solista e a ser tocado na intimidade. Ainda assim é dotado de uma grande expressividade. Talvez por isso foi alvo da atenção de virtuosos como Bach, que escreveu para este instrumento chegando a preferi-lo, tal como Mozart ou Beethoven, ao cravo e ao pianoforte.
Tendo em conta o fraco volume de som produzido pelo clavicórdio, o que obriga a uma grande concentração do espectador, a entrada no museu será limitada a um número máximo de 45 pessoas, aconselhando-se ainda a não participação de crianças com idades inferiores a 10 anos.
|