logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

PDF Print E-mail
Concerto de Clavicórdio

Sábado, 6 de Maio / 17:00 h


claviO Museu da Música será palco de um concerto a recordar, já que, pela primeira vez em Portugal, serão interpretadas em clavicórdio as Invenções e Sinfonias de Bach. Este será o primeiro de dois concertos de clavicórdio a realizar no Museu da Música por Cristiano Holtz, sendo neste primeiro, interpretadas as invenções a duas vozes e os prelúdios. Para o segundo ficarão reservadas as sinfonias a 3 vozes.

Os dois concertos serão efectuados num clavicórdio do Museu (na foto) pertencente à inestimável colecção de clavicórdios setecentistas das oficinas portuguesas, instrumentos com características próprias, nomeadamente no caso dos materiais utilizados, nas pinturas e até mesmo na sonoridade.

O clavicórdio é um instrumento de teclado e cordas percutidas por tangentes que aparece nos primeiros anos do século XV. Pequeno e de forma rectangular ou poligonal, possui um volume de som fraco, o que o destinou a instrumento solista e a ser tocado na intimidade. Ainda assim é dotado de uma grande expressividade. Talvez por isso foi alvo da atenção de virtuosos como Bach, que escreveu para este instrumento chegando a preferi-lo, tal como Mozart ou Beethoven, ao cravo e ao pianoforte.

Tendo em conta o fraco volume de som produzido pelo clavicórdio, o que obriga a uma grande concentração do espectador, a entrada no museu será limitada a um número máximo de 40 pessoas, aconselhando-se ainda a não participação de crianças com idades inferiores a 10 anos. Faça a sua reserva.

A realização deste concerto resulta do protocolo que o Museu da Música estabeleceu com a empresa LPI – Promoção e Gestão de Imóveis, Lda., e Cristiano Holtz.