PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Exposição «Fender 60 anos 1946-2006»

O que é que têm em comum músicos como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Buckley, Mark Knopfler, Buddy Holly, David Gilmour, Dick Dale, Sting ou Kurt Cobain? A resposta é que todos utilizam ou utilizaram instrumentos da marca Fender, uma das mais importantes empresas fabricantes de guitarras eléctricas, baixos e amplificadores e que comemora este ano o seu 60.º aniversário no Museu da Música com uma exposição imperdível.

Na exposição, que decorrerá entre 17 e 27 de Maio, poderão ser apreciados vários dos instrumentos que fizeram a fama da Fender, alguns deles réplicas pormenorizadíssimas dos originais pertencentes a músicos famosos, outros dos produzidos nas décadas de 50 e 60, mas não só. Estamos a falar de autênticos objectos de culto, capazes de levar o mais comedido dos coleccionadores à loucura.

Espalhados pelo espaço do Museu estarão ainda vários posters de ‘músicos Fender’, bem como guitarras e amplificadores que poderão ser tocados livremente pelos visitantes. Para animar a exposição - celebrando ao mesmo tempo o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), este ano dedicado aos jovens, e a Noite dos Museus (20 de Maio) - o Museu da Música e a Fender prepararam também uma programação especial. Serão 10 dias com muita animação, com música ao vivo, ateliers de guitarra eléctrica e uma conferência sobre o fenómeno cultural Fender.

E porque o aniversário de diamante da Fender é digno de festejar, o Museu da Música e a Fender decidiram promover um passatempo para oferta de uma guitarra ao visitante que escreva a melhor frase sobre esta marca, o Museu e os jovens. É de começar já a pensar. Para os menos versados nas artes da escrita, serão oferecidas t-shirts, palhetas… A não perder por ninguém, em especial pelos mais fervorosos fãs desta marca de guitarras.

Encontra mais informação sobre a Fender, o Museu e as actividades especiais a realizar durante a exposição no ficheiro que se encontra para download mais abaixo.