logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image

 Google Arts & Culture

PDF Print E-mail

«Desenhar a Música» de José Garcês

 


Quem gosta de banda desenhada e música não deve deixar de visitar o Museu da Música a partir de 26 de Janeiro, data em que se inaugura a exposição “Desenhar a Música”, centrada em desenhos originais de José Garcês, um dos mais conceituados autores portugueses de bd com um importantíssimo percurso de mais de 50 anos e que recentemente editou o álbum “História de Faro em BD”.

A exposição, organizada pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) com o apoio científico do Museu da Música, procura através da bd ilustrar algumas das situações possíveis de uso da música no século XV, propondo uma aproximação à sociedade portuguesa da época.

Os originais de José Garcês, onde se podem ver representações de gaitas de foles, trombetas, charamelas, órgãos, clavicórdios, alaúdes, sanfonas ou saltérios, surgem integrados no espaço da exposição permanente, possibilitando dessa forma traçar uma correspondência entre os desenhos e alguns instrumentos das colecções do Museu.

Os visitantes poderão apreciar 21 das 30 pranchas que o autor criou para a exposição “Música no século XV” que esteve patente no Museu do Mosteiro da Batalha em 1981. A história que serve de argumento à BD é inventada, mas baseia-se num episódio verídico da nossa história, a visita de uma embaixada flamenga a Portugal chefiada pelo Duque de Borgonha, decorria o ano de 1428 e estava em construção o Mosteiro da Batalha.

A exposição agora apresentada esteve patente no CNBDI no decorrer de 2005, sendo uma actualização (revista e aumentada) da exposição original de 1981 preparada por José Garcês a convite do Mosteiro da Batalha.

Durante o tempo em que a exposição estará patente no Museu da Música serão realizadas actividades pedagógicas específicas de divulgação da música e da bd junto de públicos de todas as idades. Destaque para as visitas guiadas que o próprio José Garcês irá efectuar à exposição ou as actividades a realizar pela Proto - Associação Teatro Observatório. Estas actividades serão divulgadas oportunamente. Estejam atentos.

 

 

»  exposicao_desenhar_a_musica - 200.97 Kb

 

»  jose_garces_biografia_e_obra - 160.87 Kb