Master-class de Cravo
Sábado, 29 de Abril / 13:00 h - 15:00
Este instrumento é uma peça valiosíssima, única no conjunto patrimonial do País, não só pela sua antiguidade e raridade, mas ainda por ser testemunho único da extremada técnica de construção portuguesa de setecentos, onde se reconhece uma forte e bem estabelecida tradição de artesanato musical com orientações próprias.
É um dos poucos exemplares sobreviventes portugueses dessa época e por isso tão importante para a reconstituição da autêntica imagem sonora da música cravística pré-barroca e barroca produzida em Portugal por compositores como Domenico Scarlatti ou Carlos Seixas.
Por estes motivos, mas também porque se encontra em óptimas condições, concentra a atenção de músicos e organólogos de todo o mundo. Assim sendo, as ocasiões em que é tocado publicamente são sempre oportunidades a não perder para quem gosta de música. Ouvir um “Antunes” é ouvir um instrumento com características sonoras muito ricas, atractivas e originais. Tocar um “Antunes” nem se fala.
Contactos para inscrição:
Cristiano Holtz nasceu no Brasil em 1972, tendo estudado cravo na Holanda com Jacques Ogg e Gustav Leonhardt de 1988 a 1998. Actuou como solista e continuista desde os 16 anos, tocando pela Europa e Brasil. Desde 1998 reside em Lisboa, onde ensina no Instituto Gregoriano e no Conservatório Nacional, tendo participado em diversos festivais internacionais e nacionais como Vilafamés (Espanha), Mafra (Portugual), Juiz de Fora (MG) e Campos do Jordão (SP).
A realização desta master-class resulta do protocolo que o Museu da Música estabeleceu com a empresa LPI – Promoção e Gestão de Imóveis, Lda., e Cristiano Holtz, protocolo esse que inclui a realização de vários eventos, bem como a manutenção e afinação do cravo Antunes entre Março e Dezembro de 2006.
Programa de Actividades
|