logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

PDF Print E-mail

Concerto Coral

Sábado, 25 de Março / 16:00 h

 


Fernando Lopes GraçaO Museu da Música associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Fernando Lopes Graça, recebendo um concerto do Grupo Coral da Sociedade Recreativa Musical 1.º de Agosto Santa Iriense.

Com direcção do Maestro Gutemberg Ralha, o concerto será divido em duas partes, uma primeira com canções tradicionais do cancioneiro português e a terminar uma selecção de obras de Lopes Graça (o programa do concerto está disponível em baixo para descarregar).

Este concerto é a primeira das homenagens a Lopes Graça a que o Museu da Música se associa. Mais para o final do ano (data a anunciar), em parceria com o Museu da Música Portuguesa, será inaugurada uma exposição evocativa do compositor. Esteja atento.


GRUPO CORAL DA SOCIEDADE RECREATIVA MUSICAL 1º DE AGOSTO SANTA IRIENSE

Fundado em 1987, o Grupo Coral, dirigido pelo Maestro Gutemberg Ralha, tem vindo a participar em encontros de coros da ACAAL, do Metropolitano de Lisboa e da Camâra Municipal de Vila Franca de Xira. Participou também no Festival Ibérico de Música e em festas de Natal, bem como em espectáculos diversos. O seu repertório conta com canções populares do folclore português, canções de ordem religiosa, estilos do século XVI, espirituais negros e música tradicional.


GUTEMBERG DA SILVA RALHA

Gutemberg da Silva Ralha iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos em Alhandra, sua terra natal, na banda da Sociedade Euterpe Alhandrense, sob a regência do Maestro José da Silva Marques.

Aos 18 anos ascendeu ao lugar de solista em clarinete e foi mais tarde designado contramestre da banda, funções que mantém até hoje.

Dirigiu, durante quase 5 anos, o Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense, estando presente com este em vários encontros de coros na área de Lisboa. Frequentou nesse período um curso de regência coral organizado pela ACAL, tendo como professores Francisco O’rei e Paulo Brandão, entre outros.

Dirigiu, entre 1982 e 1988, a Escola de Música de Arruda dos Vinhos e passou a integrar, a convite do Maestro Joaquim Borges, a equipa técnica que apoiava as actividades musicais desta associação, passando a coordenar a sua Escola de Música e a dirigir o seu grupo coral em Setembro de 1990.

 

»   programa_concerto grupo coral.pdf 70.07 Kb