Palestra «A História e os Sons dos Cordofones Portugueses»Terça-Feira, 28 de Outubro às 18:00 h
Os cordofones portugueses estarão no centro de uma apresentação efectuada por José Lúcio, músico com mais de 40 anos dedicados à investigação que conheceu de perto os grandes mestres, investigadores e construtores, tendo reunido uma importante colecção.
No decorrer da sua palestra, José Lúcio aliará a palavra à música, interpretando pequenos temas para cavaquinho, bandolim português, viola da terra (Açores), rajão (Madeira), viola de fado e guitarra portuguesa (Coimbra), procurando destacar a riqueza e variedade da música e dos cordofones portugueses.
Esta palestra surge precisamente no âmbito de um exercício académico que procurará elaborar um projecto para criação de um Centro para a Guitarra Portuguesa, instituição de carácter museológico que terá como missão a promoção da música portuguesa e do seu artesanato instrumental, reunindo as colecções de José Lúcio.
Envolvendo as Universidades de Baltimore (EUA), do Minho e Nova, o referido exercício procurará conjugar aspectos museológicos e musicológicos com uma perspectiva económica de responsabilidade social.
José Lúcio nasceu em Viseu, em 1947. Começou aos 11 anos a aprender a tocar viola e guitarra portuguesa. Apaixonado pelos cordofones portugueses, começou a sua colecção de cordofones comprando instrumentos velhos, reparando-os, dando-lhes a dignidade do tempo. Fez várias exposições (Beja, Óbidos, Caldas da Rainha, Lisboa, etc.) e dezenas de cursos sobre a arte de os tocar.Colaborador da RTP canal 1 e da Rádio Comercial foi autor/apresentador de vários programas como “O Sótão do Zé”; “Plim-Plam-Plum”, “Flauta de Pã”, entre outros.
Escreveu 4 livros sobre instrumentos, sendo o último dedicado ao cavaquinho. Em 2006, durante a realização da Feira do Artesanato em Lisboa, efectuou pequenos cursos mobilizando mais de 2.000 crianças que mostraram interesse em aprender a tocar este instrumento.
|