.:: Bel canto italiano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 5 de Dezembro // 18:00 h
Patrizia Morandini A soprano italiana, Patrizia Morandini, acompanhada pelo pianista italo-brasileiro, Marco Aurelio Brescia, apresentarão no Museu da Música um conjunto de árias menos conhecidas do bel canto italiano.

O destaque vai para árias da ópera histórica «I Normanni a Salerno», de Temistocle Marzano, uma obra monumental e injustamente esquecida, talvez pela sua complexidade de execução e encenação, que foi recentemente resgatada e levada à cena, no Teatro Politeama de Nápoles (Itália), em Outubro de 2007, tendo Patrizia Morandini como protagonista.

Em conjunto com as árias da personagem interpretada pela soprano na ópera de Marzano, Morandini interpretará ainda árias da autoria de compositores ilustres predecessores de Marzano, como Mercadante, Verdi, Bellini, Donizetti, entre outros.

Temistocle Marzano (Procida 1821 – Salerno 1896) estudou composição com Saverio Mercadante (Altamura 1795 – Nápoles 1870) no Real Colégio de Musica de Nápoles, granjeando do ilustre compositor a predilecção absoluta dentre todos os seus discípulos. Marzano, conhecido popularmente come “il Signore della Musica”, levou à cena o seu «capolavoro», a monumental ópera histórica «I Normanni a Salerno», dedicada pelo compositor “all’onorevole Municipio di Salerno”, sua cidade de adopção, por ocasião da inauguração do Teatro Verdi da cidade, ocorrida em 11 de Julho de 1872.

Este concerto encerra o ciclo dinamizado para o Museu da Música pelo maestro Rodrigo Teodoro, responsável pela direcção artística.