.:: 100.º da República Portuguesa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Peça do mês de Fevereiro
Subsídios para a história da Irmandade de Santa Cecília e do Monte-Pio Philarmónico A peça seleccionada para o mês de Fevereiro, “Subsídios para a Historia da Irmandade de Santa Cecilia e do Monte-Pio Philarmonico”, permite-nos fazer inúmeras leituras. Todavia, escolhemos olhar para o estatuto da mulher, enquanto profissional da Arte Musical, durante a República, e determinar se ocorreram mudanças de substância ou apenas terminológicas. Conscientes de que a lista das ilustres desconhecidas é bastante longa, achámos justo lembrá-las.

O olhar do mês de Fevereiro revela que é importante manter presente que as mudanças de paradigma político, por si só, não operaram alterações substanciais no comportamento das sociedades. É no terreno, no seio das famílias, com o contributo das escolas e do meio cultural, em geral, que as transformações se vão operando. De resto, as mudanças mentais ocorrem quase sempre numa marcha lenta, atravessando várias gerações. E nesta marcha civilizacional, seja ao serviço da indústria, do comércio, das comunicações ou do puro momento lúdico, as artes e os artistas têm tido um papel fundamental.

Para ler o texto completo, descarregue ou abra o seguinte ficheiro: