logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEUM
COLLECTIONS
EXHIBITIONS
SERVICES AND ACTIVITIES
SHOP
WHAT’S NEW?
INFORMATION

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: Um novo espaço para o Museu da Música PDF Print E-mail
João Brigola, Director do IMC Em entrevista ao Expresso, João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), destacou a qualidade das colecções do Museu da Música, referindo a urgência da sua instalação num novo espaço.

Muitos poderão não saber, mas o Museu da Música encontra-se instalado, provisoriamente, na estação do metro Alto dos Moinhos até 2014, fruto de um protocolo de cedência de espaço acordado com o Metropolitano de Lisboa (1994-2014).

Quase 16 anos depois da sua inauguração ao público, e praticamente 100 desde que se começaram a reunir as suas colecções, o Museu possui um problema de espaço que não é possível continuar a ignorar, e que muito tem vindo a condicionar a sua capacidade de desenvolvimento e actuação.

As notícias mais recentes são, contudo, animadoras, como se percebe pela entrevista de João Brigola, onde se pode ler:

«Urgente é também a criação de um espaço digno para o Museu da Música, actualmente a funcionar na estação de metro do Alto dos Moinhos, também em Lisboa, de onde tem de sair até 2014, de acordo com o protocolo assinado com a autarquia.

Essa urgência leva Brigola a iniciar "negociações" com o Ministério da Defesa - um quartel na zona de Belém/Ajuda é o espaço que melhor serve os seus propósitos de transferência do espólio musical. "É um museu que eu poria em pé de igualdade com o dos Coches. É um tesouro de uma atractividade excepcional na mais nobre zona da cidade", arrisca dizer, ainda antes de uma reflexão pormenorizada sobre as condições da transferência de um espaço camarário para um outro estatal.»


Fonte:
“João Brigola, director do IMC, prepara intervenções nos museus de Lamego, Miranda do Douro e Nazaré”
Texto de Alexandra Carita, “Expresso”, Primeiro Caderno, n.º 1947, pág. 25, 20/02/2010