.:: DJ Black Josie – Oficina PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
18 e 19 de Janeiro 2011 // A partir das 14:30 h
DJ Black Josie (foto Paloma Parentoni) Em Janeiro o Museu da Música abre as suas portas a remixes, mashups ou double beats com o patrocínio da DJ brasileira, Black Josie, que orientará a oficina «Técnicas de manipulação de sons para performance ao vivo».

Serão duas tardes em que se aprenderão técnicas básicas para realização de remixes e utilização de equipamentos para DJs. Se deseja participar então corra a fazer a sua inscrição junto do Museu da Música (Tel. 21 771 09 90). As primeiras 20 pessoas a inscrever-se terão participação garantida.

» Público-alvo: Estudantes, Bboys, DJs, intrumentistas, cantores, músicos em geral, professores de música, roadies, técnicos de som, público em geral
» Orientação: DJ Black Josie
» Objectivos: Ensinar técnicas básicas para realização de remixes e utilização de equipamentos para DJs e Bboys
» N.º de participantes: máx. 20 (com inscrição prévia)
» Duração: 6 horas repartidas pelas tardes dos dias 18 e 19 de Janeiro
» Equipamentos: Sampler Roland SP 404 / Cdj Denon Dns 1200 / Notebook / teclado midi / placa de som
» Softwares: Sonar (+ plug-ins), Sony Acid, Sound Forge
» Técnicas e processos explorados: MIDI, Mashup, Double beat live
1.ª etapa: Apreciação Musical Básica e Introdução ao conceito de Arranjo Musical
2.ª etapa: Outra forma de arranjo a partir da extracção de um trecho, o Remix
3.ª etapa: Conhecendo algumas ferramentas para colagens remix para execução ao vivo
Etapa final: explorando potenciais
Escolha de músicas para que os participantes criem arranjos midi, mashups e Double beats. Musicoteca de 50 músicas será apresentada aos participantes para escolha

Esta oficina insere-se na programação da “Mostra identidades Brasileiras - Música Negra Urbana”, a decorrer entre 16 e 20 de Janeiro de 2011, também na Fnac Chiado e na Casa da América Latina de Lisboa, instituição que é igualmente responsável pela organização, com Curadoria e Produção de Rodrigo Teodoro de Paula.

Luciana Gomes, cantora, música, produtora cultural e relações públicas, reúne todas as suas habilidades e experiências profissionais para dar vida à DJ Black Josie, personagem que criou em 2004 e que serviu de pretexto para realizar uma pesquisa intensa sobre a produção de “Música Preta Brasileira”, termo alusivo à sigla MPB – Música Popular Brasileira.

Com a influência do movimento norte-americano Black Power, a partir dos anos 60, vários artistas brasileiros negros encontraram uma forma de se expressar através de uma cultura que hoje concretiza-se em ritmos dançantes que conquistam (desde o samba-rock ao som dos bailes Funks) adeptos, inclusive no exterior. “Música para dançar” é a expressão que resume o objectivo dos seguidores da também chamada Música Preta Brasileira, que mesmo de forma divertida e interactiva, revelam valores essenciais à cultura negra, como a sua constante luta pela integração e igualdade social.

A realização da mostra Identidades Brasileiras – Música Negra Urbana pretende apresentar, à comunidade Lisboeta, uma pequena parte do imenso acervo audiovisual que foi produzido no Brasil nos últimos 40 anos e que documenta a trajectória desse movimento. Será também apresentada a conferência M.P.B Música Preta Brasileira - a influência da Black Music no Brasil, com a participação da jornalista e etnomusicóloga Claudia Goes e da DJ Black Josie, a quem cabe o encerramento da Mostra com uma noite dançante na Casa da América Latina.

» Mais informações:
www.mostraidentidadesbrasileiras.com