:: INICIO COLECÇÕES
Iconografia Musical PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Museu possui nas suas colecções vários exemplos de material iconográfico em cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura e serigrafia, ou pintura.

A colecção de pintura engloba alguns óleos, dos séculos XVI a XIX. Entre outros, podem ser apreciados a "Assunção da Virgem" de Gregório Lopes (século XVI); um retrato do compositor João Domingos Bomtempo (1814); um outro da mezzo-soprano, Luísa Todi, da autoria de Marie Louise Elisabeth Vigée-Lebrun (1755-1842). Merecem ainda especial destaque as telas de José Malhoa, de 1903, consagrando Beethoven e a Música, e quatro medalhões do mesmo autor dedicados a Bach, Mozart, Schumann e Brahms.

Na colecção de escultura encontramos anjos músicos tocadores de alaúde (século XVIII), e um conjunto de putti de biscuit (séculos XIX / XX), tocando e dançando. No que diz respeito à fotografia, integram o acervo retratos de compositores e músicos da segunda metade do século XIX, princípios do século XX, como José Viana da Mota, Guilhermina Suggia ou Ferruccio Busoni.

Entre as colecções de cerâmica e desenho, são de referir os pratos "ratinhos" de Coimbra, contendo representações de tocadores ou inscrições alusivas às práticas musicais, e a colecção de desenhos alusiva a grandes compositores e músicos, onde é possível encontrar uma peça da autoria de António Carneiro, representando Bernardo Valentim Moreira de Sá.

O Museu possui ainda uma colecção de cerca de duas centenas de gravuras e serigrafias de figuras ligadas ao mundo do teatro e da música, como compositores (por exemplo, Marcos Portugal), instrumentistas (caso da litografia de Liszt) e cantores de ópera dos séculos XVIII e XIX (por exemplo, Adelina Patti), da autoria de gravadores célebres como Henri Thomassin ou Francesco Bartolozzi, entre outros.

Encontra mais sobre as colecções do Museu Nacional da Música nas seguintes plataformas:

» MatrizNet

» MatrizPix