logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLECÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Newsletter




Autenticação

Partilhar

Facebook Image
:: INICIO COLECÇÕES
Iconografia Musical PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 
O Museu possui nas suas coleções vários exemplos de material iconográfico em cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura e serigrafia, ou pintura.
 

A coleção de pintura engloba alguns óleos, dos séculos XVI a XIX. Entre outros, podem ser apreciados a "Assunção da Virgem" de Gregório Lopes (século XVI); um retrato do compositor João Domingos Bomtempo (1814); um outro da mezzo-soprano, Luísa Todi, da autoria de Marie Louise Elisabeth Vigée-Lebrun (1755-1842). Merecem ainda especial destaque as telas de José Malhoa, de 1903, consagrando Beethoven e a Música, e quatro medalhões do mesmo autor dedicados a Bach, Mozart, Schumann e Brahms.

 

Na coleção de escultura encontramos anjos músicos tocadores de alaúde (século XVIII), e um conjunto de putti de biscuit (séculos XIX / XX), tocando e dançando. No que diz respeito à fotografia, integram o acervo vários retratos de personalidades do meio musical da segunda metade do século XIX, princípios do século XX, como José Viana da Mota, Guilhermina Suggia ou Ferruccio Busoni.

 

Entre as coleções de cerâmica e desenho, são de referir os pratos "ratinhos" de Coimbra, contendo representações de tocadores ou inscrições alusivas às práticas musicais, e a coleção de desenhos alusiva a grandes compositores e músicos, onde é possível encontrar uma peça da autoria de António Carneiro, representando Bernardo Valentim Moreira de Sá.

 

O Museu possui ainda uma coleção de cerca de 150 gravuras e serigrafias de figuras ligadas ao mundo do teatro e da música, como compositores (por exemplo, Marcos Portugal), instrumentistas (caso da litografia de Liszt) e cantores de ópera dos séculos XVIII e XIX (por exemplo, Adelina Patti), da autoria de gravadores célebres como Henri Thomassin ou Francesco Bartolozzi, entre outros.

 

Encontra mais sobre as coleções do Museu Nacional da Música nas seguintes plataformas:

» MatrizNet

» MatrizPix