.:: Colecção Bastin - Assinatura de Protocolo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-Feira, 3 de Junho 2011 // 10:30 h
Reprodução de gravura de guitarra. Foto: Sofia Ferrão, 1994. Copyright: Museu da Música Como é do conhecimento público, em 2009, o Estado português, através do Ministério da Cultura e da EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural da cidade de Lisboa, comprou ao cidadão inglês Bruce Bastin uma importante colecção de gravações de Fado do início do séc. XX, num total de cerca de 5.000 fonogramas.

Tendo agora em vista o futuro estudo, edição e divulgação deste significativo espólio, será assinado na próxima sexta-feira, no Museu da Música, um protocolo de administração e gestão em regime de compropriedade desta Colecção entre o Museu da Música/IMC – no qual foi incorporada por despacho ministerial de dia 3 de Maio de 2011 – e a EGEAC/Museu do Fado.

No momento em que a Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade conhecerá a decisão final do Comité Internacional da Unesco (Novembro deste ano), esta parceria permitirá trazer novo fôlego ao estudo e conhecimento do universo do Fado ao longo das primeiras décadas do século XX, estando prevista a sua digitalização plena ao longo dos próximos anos.

Estes trabalhos inserem-se num dos eixos estratégicos do plano de Salvaguarda da Candidatura do fado, a constituição de um arquivo áudio digital online que disponibilizará progressivamente os registos sonoros na posse das diferentes instituições. Este arquivo está a ser desenvolvido pela EGEAC/Museu do Fado em parceria com o Instituto de Etnomusicologia.

O facto do protocolo prever ainda que «todas as receitas líquidas que possam ser obtidas a partir das edições áudio ou iconográficas de natureza comercial dos fonogramas desta Colecção devem reverter a favor da gestão e estudo da “Colecção Bruce Bastin”, bem como da eventual compra de espólio que possa complementá-la e alargar a sua compreensão» é também um motivo de regozijo e ânimo para as equipas que se irão ocupar de tão importante tarefa.

Contactos: 91 3606160 | 21 3650802