.:: Workshop de Dança Barroca PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 25 de Fevereiro de 2012 // 10:00 h - 13:00 h
Workshop de Dança Barroca Workshop orientado pelo Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas, subordinado às danças dos salões e assembleias de Portugal do século XVIII.

Os interessados em participar deverão enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até 24 de Fevereiro, e proceder ao pagamento de € 25,00 relativos aos direitos de inscrição. O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancaria ou paypal.

Integrando a programação do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, traz ao público actividades teórico - práticas que se concretizarão na montagem de um excerto retirado do Menuet de Mr. Blondi, presente na colectânea manuscrita de danças de Don Felix Kinski (Porto, 1751), intitulada «Coregraphie o arte para saber danzar todas as sortes de danzas».

Este é o único documento, de que se tem conhecimento, a ilustrar as coreografias de origem francesas realizadas em Portugal na metade do século XVIII. Dedicado a Manuel de Figueroa, membro de uma ilustre família do Porto, essa colectânea traz reproduções exactas, ou ligeiramente modificadas, de coreografias de grandes mestres de dança da corte de Luís XIV, publicadas em França em colectâneas de dança de salão – os «Recueil de Danses».

Este projecto é resultado das actividades do Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas (PT/BR) que reúne pesquisadores actuantes na recriação de coreografias a partir de fontes primárias: Catarina Silva (Bailarina e coreógrafa - Porto / Portugal), Raquel Aranha (Doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas - São Paulo / Brasil), e Maria Alexandra C. de Campos (Mestre em História Moderna - Universidade Nova de Lisboa / Portugal).

Com organização da Musicologia Criativa e da Tagus Atlanticus - Associação cultural, O primeiro encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos tem por objectivo promover a circulação de informação nos campos da musicologia entre jovens musicólogos e estudantes de musicologia. Realiza-se através de um colóquio que decorrerá entre 22 a 24 de Fevereiro de 2012.

Mais informações sobre o workshop em:
» http://www.musicologiacriativa.com/#!__workshop