.:: «Júlia d’Almendra e o Movimento Organístico em Portugal» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 20 de Outubro de 2012 // 16:00 h
Prof. Dr. Domingos Peixoto Conferência proferida pelo Prof. Dr. Domingos Peixoto, organista e investigador, com trabalho reconhecido no estudo dos órgãos históricos e do repertório organístico, e antigo aluno do Centro de Estudos Gregorianos.

Tendo por base informações recolhidas no Conservatório Nacional de Lisboa, na Revista «Canto Gregoriano», no espólio musical de Júlia d'Almendra e noutros suportes bibliográficos da especialidade, Domingos Peixoto procurará abordar o movimento organístico em Portugal, destacando o papel de Júlia d’Almendra.

A conferência integra a programação associada à exposição «Evocação de Júlia d’Almendra nos 20 anos do seu falecimento» e que, até Janeiro, contemplará um ciclo de eventos com concertos, conferências e demonstrações Ward (para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo mediante marcação prévia). A entrada será livre para os sócios do Centro Ward de Lisboa que possuam as suas quotas em dia.

DOMINGOS PEIXOTO é titular do Curso Superior de Piano, dos Cursos de Órgão dos Conservatórios de Lisboa e Lyon e do Curso Superior de Órgão da ‘Schola Cantorum’ de Paris, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou ainda no Centro de Estudos Gregorianos, na Escola César Franck de Paris e no Instituto Pontifício de Música sacra, em Roma. Teve, como principais mestres, Antoine Sibertin-Blanc, Louis Robilliard, Jean Langlais e Édouard Souberbielle. Tem ainda os cursos de Licenciatura em Filosofia (Universidade Católica) e Mestrado em Ciências Musicais (Universidade de Coimbra).

Leccionou em diversos Conservatórios do país; na Universidade de Aveiro (Curso de Licenciatura em Ensino de Música) foi o docente responsável pela cadeira de Órgão entre 1994 e 2010.

Até 1990 apresentou-se regularmente em concertos em Portugal e no estrangeiro; a partir daí, mais voltado para a investigação, tem desenvolvido e coordenado projetos de estudo sobre os órgãos históricos e o repertório organístico, antigo e moderno.