logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: CANCELADO - Concerto “Veni Creator Spiritus” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012 // 19:00 h
Eurico Carrapatoso (foto João Tuna) A programação associada à exposição «Evocação de Júlia d'Almendra» prossegue com um concerto que celebrará o Dia de Santa Cecília, Padroeira dos músicos.

António Duarte (Órgão), Daniel Louro ( Trompete) e João Rodrigues (Tenor) são os músicos de serviço e darão corpo à interpretação de um programa do qual fará parte “Veni Creator Spiritus”, peça da autoria de Eurico Carrapatoso.

António Duarte ANTÓNIO DUARTE é natural de Lisboa, tendo realizado os seus estudos musicais no Centro de Estudos Gregorianos onde, sob a orientação do Prof. Antoine Sibertin-Blanc, concluiu o Curso Superior de Órgão.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian foi aluno da Prof.ª Montserrat Torrent na Classe de Órgão do Conservatório Superior Municipal de Música de Barcelona, dedicando-se sobretudo ao estudo da Música Antiga Ibérica.
Gravou para a radiodifusão portuguesa e francesa e efectuou gravações discográficas em órgãos históricos portugueses e espanhóis.
Como concertista tem realizado concertos em diversos países europeus, no México, Japão e Estados Unidos da América.
Desde a sua criação integra a Direcção Artística do Festival Internacional de Órgão de Lisboa tendo também sido membro da Comissão Técnica do Projecto de Recuperação do Património Organístico de Santarém.
É professor de Órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha.

Daniel Louro DANIEL LOURO é natural de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais na escola de música da Sociedade Filarmónica União Arrentelense, prosseguindo-os mais tarde na Escola Profissional de Música e Artes de Almada na classe de trompete do professor António Quítalo, e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior com o professor Rui Borba.
É licenciado em trompete pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores Stephen Mason e David Burt.
Em 2012 obtém o grau de Mestre com a conclusão do Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa.
Apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa interpretando o Concerto para trompete e orquestra de A. Aroutunian.
Tem colaborado com diversos agrupamentos e orquestras nacionais como: Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Barroca “Divino Suspiro”, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra da Companhia Portuguesa de Ópera, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Banda Sinfónica Portuguesa e Ensemble de Metais “Olissipo”.
Fez parte das orquestras dos musicais, “Ópera dos Três Vinténs” em cena no Teatro Aberto em 2004 e “Os Produtores” em 2009 e integra regularmente as orquestras de várias galas televisivas.
Foi membro do quinteto de metais “LXBrass”, com qual se apresentou em vários concertos.
Em 2007 tocou com o ensemble de trompetes da ESML na conferência anual da International Trumpet Guild em Amherst, Massachusetts.
Obteve o 3.º premio em trompete, nível superior, no Premio Jovens Músicos 2008 organizado pela RDP.
Foi professor de trompete no “Estágio Nacional de Sopros” realizado em Portel, e no “Ciclo de Master – Classes 2012” realizados na EPABI (Covilhã).
Desde 2010 é professor de trompete na Escola de Música do Conservatório Nacional.

João Rodrigues JOÃO RODRIGUES é natural de Lisboa. Integrou os elencos de “Porgy and Bess” (Crabman) de Gershwin, “Die Meistersinger von Nürnberg” (Aprendiz) e “Parsifal” (3.º Escudeiro) de Wagner no T. N. S. Carlos, “Le Vin Herbè” de F. Martin no T. Aberto, “Il Matrimonio Segreto” (Paolino) de Cimarosa, “Cosi fan Tutte” (Ferrando) de Mozart, “Die Zauberflöte” (Tamino) de Mozart na F. C. Gulbenkian , “Susana” (Carlos) de A. Keil, “A Floresta” (Professor de música) de E. Carrapatoso no T. S. Luiz , “A Vingança da Cigana” (Pierre) de Leal Moreira, “Raphael, reviens!” (Raphael) de B. Cavanna na F. C. Gulbenkian, “Francesca da Rimini” (Dante) de Rachmaninov, “Salome” (4.º Judeu) de Strauss no T. N. S. Carlos, “Bataclan” (Kekikako) de Offenbach, “Jerusalém” (Hinnerck) de V. Mendonça e “Paint Me” (Lee) de L. Tinoco na Culturgest, “Porgy and Bess” (Sporting Life) de Gershwin no C. C. Belém.
Cantou com as orquestras da Juventude Musical Portuguesa, Conservatório da Covilhã, Gulbenkian, de Câmara de Cascais e Oeiras, Sinfonietta de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da ESML.
Cantou em estreia absoluta “O meu Poemário Infantil” de E. Carrapatoso, concerto com transmissão directa para a União Europeia de Rádios, e “Oratória Popular” de N. Côrte-Real.
Efectuou no T.S.Luiz, recitais com o pianista Nuno Vieira de Almeida.
Participou no concerto final da 1ª edição do “Festival ao Largo”, sob a direcção do maestro David Levi, no T. N. S. Carlos.
Efectuou no T. N. S. Carlos, concerto com o pianista João Paulo Santos.
Estudou canto na EMCN com Filomena Amaro e na ESML com Luís Madureira, Helena Pina Manique e Elsa Saque. Trabalha com João Lourenço.


PROGRAMA:

- Coral "Jesus bleibet meine freude" da Cantata 147, J.S. BACH
[órgão e trompete]

- "Cantántibus órganis" com salmo 150
(Antífona do ofício de Vésperas da Festa de Santa Cecília)

- "Veni Creátor Spiritus" (Hino Gregoriano)

- "Veni Creator Spiritus", Eurico Carrapatoso
[tenor, trompete em dó e órgão]