.:: Agrupamento Vocal Sacra Musica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 5 de Janeiro de 2013 // 15:30 h
Agrupamento Vocal Sacra Musica Concerto de encerramento da exposição «Evocação de Júlia d'Almendra» a cargo do Agrupamento Vocal Sacra Musica. Com um programa centrado no canto gregoriano e na polifonia renascentista, será uma óptima oportunidade para apreciar o talento de um grupo de jovens músicos e visitar ainda a exposição.

Organizada em parceria com o Centro Ward de Lisboa, a exposição homenageia a musicóloga e pedagoga portuguesa Júlia d’Almendra (1904-1992), evocando os 20 anos do seu falecimento. Pretende, sobretudo, dar a conhecer ao público aspectos relevantes da importante acção de Júlia d’Almendra no universo da Música Sacra em Portugal a partir da década de cinquenta.

O AGRUPAMENTO VOCAL SACRA MUSICA, constituído por jovens músicos, cultiva um repertório inteiramente religioso desde o Canto Gregoriano à Polifonia Sacra, de vários autores e épocas, num percurso de tempo e espaço que engloba Cantos Sagrados de outras culturas, línguas, tradições ou visões teológicas.

Propõe-se divulgar tais tesouros musicais através da sua execução na Liturgia específica ou por meio de Concertos, perspectivando uma dimensão espiritual de Oração. Neste âmbito, soleniza com regularidade a Eucaristia Dominical das 22 hrs. na Igreja de S. Nicolau (Baixa - Chiado).

Acedeu recentemente aos convites do Ministério da Cultura (Natal de 2009), da St.ª Casa da Misericórdia de Seia (Páscoa 2010) e do I e II Festival de Música de St.ª Catarina (Junho e Novembro de 2010, respectivamente), para apresentação de Concertos temáticos ou alusivos às respectivas quadras.

A formação dos seus elementos encontra-se direccionada para a Música Sacra, sendo estes, na sua maioria, responsáveis pela animação da Liturgia do Canto nas suas respectivas paróquias, onde desempenham funções como Regentes de Coro, Organistas ou Salmistas.

PROGRAMA:

AVE MARIA