logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: Braima Galissá PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 27 de Janeiro de 2013 // 18:00 h
Braima Galissá Músico e tocador de kora nascido na Guiné-Bissau, Braima Galissá é um dos mais destacados músicos do seu país, por muitos considerado um mestre da kora, instrumento que domina com grande virtuosismo. Estará no Museu da Música para um concerto a solo. Bilhetes: 7,00 Euros.

JOSÉ BRAIMA GALISSÁ nasceu em 1964 em Gabú (Leste da Guiné-Bissau, capital do antigo império de Gabú de onde é oriundo o próprio nome).

Foi compositor do Ballet Nacional da Guiné-Bissau, responsável Instrumental do mini Ballet Nacional e professor de Korá na Escola Nacional de Música José Carlos Schwarz durante 11 anos. Já participou em actividades culturais em vários países.

Fez três viagens a Portugal, mas fixou-se numa altura em que eclodia a Guerra Civil (1998), sobretudo pelos projectos culturais para os quais passou a ser solicitado.

Filho de um músico de Kora nascido na Guiné-Bissau, no seio de uma família Mandinga (uma das etnias do país). O seu nome advém de uma família de “djidius” que tocam Kora (além dos Galissa há os Djabaté, Kouyaté, os Sissokhos e outros).

Em 1999 trabalhou com o Teatro São João do Porto e no ano em que Coimbra foi a capital da cultura, foi contratado pela a companhia de teatro Tetrão.

Realizou concertos com o músico português Gil Nave, participou em programas de rádio e televisão (Antena 2, RTP Internacional, Rádio Renascença, RTA – Rádio Televisão de Angola, no programa Kandando – e RDP África, entre outros), participou em concertos realizados por iniciativa da EXPO98, e Porto 2001, e em trabalhos discográficos de João Afonso, Amélia Muje, Herménio Meno, na colectânea “Mon na mon”, Blasted Mechanism, Chac, Sara Tavares entre tantos outros.

Galissá integra (e é mentor) também do grupo Bela Nafa (que significa ‘Benefício Comum’).