.:: Recital de piano por Miran Devetak PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 11 de Maio de 2013 // 17:00 h
Miran Devetak Miran Devetak é um pianista premiado, italo-esloveno, que tem vindo a desenvolver uma carreira internacional a partir de Paris. De passagem por Portugal, estará no Museu da Música para um recital de piano com um programa cuja primeira parte é inspirada por Itália (praticamente todo o Deuxième Années de Pèlerinage de Liszt), e a segunda incluirá algumas peças emblemáticas do repertório Francês.

PROGRAMA:

FRANZ LISZT (1811-1886)
Années de Pèlerinage - Deuxième Année, Italie:
- Sposalizio
- Sonetto 47 del Petrarca
- Sonetto 104 del Petrarca
- Sonetto 123 del Petrarca
- Aprè une Lecture de Dante – Fantasia quasi Sonata

GABRIEL FAURÉ (1845-1924)
6ème nocturne

OLIVIER MESSIAEN (1908-1992)
Regard de l´étoile

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Les soirs illuminés par l'ardeur du charbon
Brouillards
Ce qu’a vu le vent d’Ouest
L’ Isle Joyeuse

MIRAN DEVETAK é um pianista italiano de origem Eslovena. Depois de ter terminado os estudos musicais no “Conservatório G. de Tartini” de Trieste, Itália, continua o curso Universitário de Filologia Clássica, mas instala-se em Paris para se dedicar aos estudos superiores de piano, no Conservatório Europeu de Paris com Igor Lazko, no Conservatório National com Denis Pascal (primeiros Prémios de piano, acompanhamento e aperfeiçoamento), na escola J.P. Carrero de Barcelona com Luiz de Moura Castro e em Bruxelas com Diane Andersen.
Obtém o primeiro Prémio no Concurso Internacional “Città di Moncaglieri” em Itália, primeiro Prémio no Concurso Internacional “N. Rubinstein” em França, assim como o Premio d’Artlife Internacional. Fez várias gravações para a Rádio RAI, Itália.
Participa em vários festivais de piano em Merano (Meranofest-Itália), Mannheim (Alemanha), Suolahti (Finlândia), Praga, Genebra, Barcelona (Forum Internacional de Musica Barcelona Ciutat), Bruxelas e Antilhas Francesas, Martinique, Guadaloupe e Saint Barthelemy (Nuits Caraibes 2012).
Salienta-se sobretudo como solista, mas também em Música de Câmara e com Orquestra (concerto em Sol de Ravel) nos seus dois países de origem, Itália e Eslovénia, na Bélgica (Castelo de Cheneau), em Espanha (Instituto Francês de Barcelona e CCCB - Centre de Cultura Contemporània de Barcelona no âmbito da semana Cultural Portuguesa organizada pelo Consulado Geral de Portugal em Barcelona), em França (em Paris, recitais na Legion d’ Honneur, casa da Europa, Residência A.G. da Fundação Calouste Gulbenkian, casa de Claude Debussy), na Finlândia, Suécia, Noruega (duas tournées na Lapónia).
Em Portugal realizou recitais nas ilhas dos Açores (Terceira, Faial e São Jorge), no Institut Franco-Portugais (recital transmitido em directo pela Antena 2), na Academia das Ciências de Lisboa, no Museu da Música Portuguesa e no Palácio Foz.

+ Info: www.mirandevetak.com