.:: Demonstração de dança - flamenco e sevilhanas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Noite dos Museus, Sábado, 18 de Maio de 2013 // 21:00 h
Alejandra Gutkin (Escola Flamenca) Demonstração de dança conduzida por Alejandra Gutkin, professora e bailarina, acompanhada de alunas suas da Escola Flamenca. Com repertório de sevilhanas e flamenco (farruca, habanera e outros), esta demonstração pretende, em particular, celebrar o flamenco, expressão artística distinguida, em 2010, como Património Imaterial da UNESCO.

Alejandra Gutkin nasceu em Santiago de Cuba numa família cosmopolita e profissionalmente dedicada às artes, residindo atualmente em Lisboa. Da mãe espanhola herdou um sangue ibérico sensível aos ritmos andaluzes; e do pai, o encenador argentino Adolfo Gutkin, a paixão pelo teatro e pelo mundo do espetáculo. Além dos festivais e tournées produzidos pela sua família, que desde cedo a aproximaram do Flamenco, como “La Cuadra de Sevilla” ou “Ana La China”, entre muitos outros, foi também influenciada pelo seu irmão mais velho, Carlos Gutkin, músico e compositor de guitarra clássica espanhola.

O facto de durante anos ter dividido a sua vida entre Lisboa e Andaluzia encorajou a sua paixão pelo Flamenco, cuja formação contou com professores como La Tati, Tomás de Madrid, Timo Lozano, Maribel Ramos, António Perez, Salvador Martinez e Ana Maria Martinez. A sua vocação pela coreografia, e o lado cénico que assume nos seus espectáculos, levaram-na a abordar áreas como a encenação e o design de figurinos; vias paralelas que lhe permitiram finalizar os estudos universitários da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2003 fundou a Escola Flamenca, onde tem vindo a leccionar aulas e workshops de sevilhanas e flamenco. Desde 2005 dirige o Flamenco em Lisboa – Encontro de Escolas, apresentado no Santiago Alquimista. Em 2011 foi homenageada no Muro da Fama pela Nirvana Studios, ao lado dos artistas Mísia e Fernando Tordo.