.:: 'Música e Educação' PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 1 de Junho de 2013 // 17:00 h
Carlos Guerreiro em entrevista para o Mural Sonoro 'Música e Educação' será o tema a debater na 6.ª sessão do ciclo de eventos dinamizado pelo projeto Mural Sonoro. Manuel Rocha (Brigada Victor Jara, Diretor do Conservatório de Coimbra) e Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa, formador) serão os convidados. A entrada é livre.

Com dinamização do projeto Mural Sonoro, da investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música, este ciclo de eventos decorrerá ao longo de 2013, com uma programação onde se incluem conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas.

Da autoria de Soraia Simões, o projecto Mural Sonoro pretende constituir um arquivo sonoro onde se incluam instrumentos e relatos de Protagonistas (os Músicos, os Compositores, os Arranjadores, os colecionadores, os artesãos – organologia, materiais, instrumentos, discos) no contexto da música popular de matriz urbana e das práticas coreográficas/performativas associadas a algumas das formas musicais com enfoque na diáspora e migrações. Este projecto está alojado num Portal (www.muralsonoro.com) que reúne conteúdos de vários colaboradores.

Soraia Simões (1976, Coimbra) é pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais e Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e nas práticas musicais de países no contexto da diáspora, especialmente a partir do século XX.