logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: 'Musicas Populares e Instrumentos Tradicionais' PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 20 de Julho de 2013 // 16:00 h
Amadeu Magalhães e Fernando Meireles em entrevista para o projeto Mural Sonoro Na 7.ª sessão do ciclo de eventos dinamizado pelo projeto Mural Sonoro o debate decorrerá em torno do tema 'Músicas Populares e Instrumentos Tradicionais'. Com mediação / apresentação de Soraia Simões, o debate contará com os contributos de Amadeu Magalhães ("Realejo", músico e formador de cordofones) e Fernando Meireles (construtor de instrumentos). A entrada é livre.

Com dinamização do projeto Mural Sonoro, da investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música, este ciclo de eventos decorrerá ao longo de 2013, com uma programação onde se incluem conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas.

Da autoria de Soraia Simões, o projecto Mural Sonoro pretende constituir um arquivo sonoro onde se incluam instrumentos e relatos de Protagonistas (os Músicos, os Compositores, os Arranjadores, os colecionadores, os artesãos – organologia, materiais, instrumentos, discos) no contexto da música popular de matriz urbana e das práticas coreográficas/performativas associadas a algumas das formas musicais com enfoque na diáspora e migrações. Este projecto está alojado num Portal (www.muralsonoro.com) que reúne conteúdos de vários colaboradores.

Soraia Simões (1976, Coimbra) é pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais e Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e nas práticas musicais de países no contexto da diáspora, especialmente a partir do século XX.