.:: Recital de violoncelo e piano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 28 de Setembro de 2013 // 17:00 h
Carolina Matos e Diana Botelho Vieira Carolina Matos e Diana Botelho Vieira interpretam Claude Debussy, Manuel de Falla e Luís de Freitas Branco. Entrada livre.

CAROLINA MATOS nasceu no ano de 1986, em Viana do Castelo.

Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Academia de Música desta cidade, na classe da Prof. Pétia Samardjieva, com quem, posteriormente, concluiu o curso de instrumento na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com a classificação máxima no exame final.
Tem trabalhado sob a direção de vários maestros nomeadamente Pedro Neves, Michael Zilm, Jan Cober, Emilio Pomàrico, Peter Rundel, Emmanuel Krivine, Thierry Fischer entre outros.
Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de violoncelo com Marc Coppey, Wolfgang E. Schmidt, Xavier Gagnepain, Gary Hoffman, Maria de Macedo, Christophe Coin e em música de câmara com os quartetos Borodin, Haggen, Carmina e Talich.
Em 2007, foi laureada com o 1.º lugar no “Prémio Jovens Músicos” na modalidade de Música de Câmara – nível superior, formando o Quarteto “ArtZen”, com o qual se apresentou em vários concertos por Portugal, França, Bélgica e Luxemburgo.
Finalizou, em 2009, a licenciatura de Instrumentista de Orquestra – especialidade de Violoncelo – na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe do professor Paulo Gaio Lima e Pedro Neves.
Foi finalista do “Prémio Internacional Casa da Música/Suggia 2009”.
Em 2010 foi premiada com Menção Honrosa no Concurso Internacional do Estoril e 1.º Prémio no Concurso Musicaldas. Venceu o 2.º Prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” 2011, modalidade violoncelo, nível superior.
Colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Teatro Taborda, Fundação Calouste Gulbenkian, Orchestre de la Suisse-Romande entre outras.
Concluiu em 2011 uma Pós-Graduação no Conservatório Superior de Música de Aragón, orientada pelo Professor Xavier Gagnepain.
Concluiu recentemente o Mestrado, especialidade Concerto, na Haute École de Musique de Genève na classe do professor Daniel Grosgurin, com nota máxima no recital final. Foi também admitida na mesma instituição para o Mestrado, especialidade Orquestra.
Carolina Matos é apoiada pela Fondation Hans Wilsdorf e toca num violoncelo Fabrice Girardin, cedido pela Fondation Lalive.

DIANA BOTELHO VIEIRA
Pianista açoriana, Diana é natural de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, onde nasceu a 1 de Outubro de 1984.
Concluíu o curso complementar de piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada, como aluna de Irina Semenova, tendo de seguida concluído a Licenciatura em Piano, Música de Câmara e Acompanhamento na Academia Nacional Superior de Orquestra, como aluna de Alexei Eremine. Segue para os E.U.A. onde obtém o Mestrado em Piano Performance na Chicago College of Performing Arts (Roosevelt University) como aluna de Ludmila Lazar.
Premiada no concurso Prémio Jovens Músicos, um dos mais importantes concursos para jovens músicos em Portugal. Na ronda final apresentou-se com o Concerto n.º 2 de Rachmaninov.
Apresentou-se como solista com orquestra pela primeira vez aos 16 anos, com o Concerto de Mozart KV414 acompanhada pela Orquestra de Câmara do Conservatório de Ponta Delgada, sob a direção de Yuri Pankiv, no Teatro Ribeiragrandense. Em 2007 volta a ser solista no Festival Dias da Música, no Centro Cultural de Belém, onde se apresentou com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Jean-Marc Burfin, interpretando a Rapsódia sobre um Tema de Paganini, de Rachmaninov.
Algumas das salas onde já se apresentou em recital incluem, em Chicago: Northwestern University Lutkin Hall, Rudolph Ganz Concert Hall, PianoForte Foundation, Grace Episcopal Church; em Boston: Charles Mosesian Theater, Brown University Auditorium, New England Music Conservatory Brown Hall; e no Ecuador, na Casa de la Música. Em Portugal apresentou-se no Teatro Micaelense, Coliseu Micaelense, Teatro Ribeiragrandense, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz, Palácio da Independência.
Participou em vários festivais, a salientar: Summer Institute for Contemporary Performance Practice (SICPP), em Boston; PianoFest em Chicago; Embaixada Portuguesa em Washington DC; Meadowmount School of Music em Nova Iorque; Portuguese Music Festival em Boston; Festival Carlos Seixas, no Convento de Mafra; Festival Internacional de Castelo Branco; Festival Internacional de Guimarães; Festival Internacional de Coimbra.
Em conjunto com os irmãos, fundou o Quarteto Botelho Vieira, com o qual se apresentou em recitais nos Açores, Portugal Continental, Estados Unidos e América do Sul, bem como na TV e Rádio nos Açores. O Quarteto recebeu inúmeras críticas favoráveis, tendo recebido o Búzio Revelação e o Prémio Cultura.
Enquanto viveu em Chicago, integrou o corpo docente da DePaul University Music School Community Division, Christopher Laughlin Music School e People's Music School, colaborando também como pianista acompanhadora nas classes de canto, cordas e sopros na Chicago College of Performing Arts. Também em Chicago, Diana colaborou com compositores na estreia de obras para piano solo na área de Chicago.
Presentemente, Diana está a realizar os estudos de Doutoramento em Musicologia e Interpretação na Universidade de Évora, onde é também Assistente Convidado, colaborando como pianista acompanhadora.

+ INFO: www.dianabotelhovieira.com