logo
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA
NOVIDADES
INFORMAÇÕES

Autenticação

Redes Sociais

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

:: INICIO NOVIDADES
.:: Recital de piano por Marta Menezes PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 9 de Novembro de 2013 // 17:30 h
Marta Menezes (foto Mariana Paramês) A pianista Marta Menezes estará no Museu da Música para recital onde interpretará obras de Liszt, Albéniz, Beethoven e Chopin. A entrada é Livre.

Marta Menezes conta no seu currículo com vários prémios em concursos nacionais e internacionais, nomeadamente no Concurso Beethoven no Royal College of Music (2013), instituição onde, recentemente, terminou com distinção o curso de Master of Performance.

 

 

MARTA MENEZES terminou recentemente, com distinção, o curso de Master of Performance no Royal College of Music (Londres), na classe do pianista Dmitri Alexeev. Vencedora do Concurso Beethoven na mesma instituição (2013), conta já com vários prémios em concursos nacionais e internacionais: Concurso Internacional Alexandre Scriabin, em Paris (2006), Concurso de Piano da Cidade de San Sebastien (2007), 18.º Concurso Internacional de Piano ‘Roma 2008, XV Concurso para Jovens Pianistas, dedicado a Chopin (Lisboa 2010), 7.º Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho (2010) e Concurso Internacional de Piano ‘Concours Chopin - Bagnères de Bigorre’ (2010).
Apresenta-se regularmente em recital, contando com actuações em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Suíça, Itália, Alemanha e Cabo Verde. Das mais recentes, destacam-se os concertos nas Embaixadas Portuguesas em Paris e Londres, a convite dos Sres. Embaixadores, bem como no encerramento da exposição de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda, a mostra individual temporária mais visitada de sempre em Portugal.
Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa no Auditório Vianna da Motta e Teatro Cine de Torres Vedras, e com a Camerata MusArt no Teatro S. Luiz, Palácio Nacional da Ajuda e Centro Cultural de Belém.
Foi convidada para estrear obras de compositores portugueses contemporâneos, como Sérgio Azevedo, André Miranda, Nuno da Rocha, Tiago Cabrita e Diogo Alvim com gravações para a Antena 2.
Iniciou recentemente um novo projecto de divulgação da música portuguesa em Portugal e além fronteiras, com a pianista Inês Andrade. O Duo Pianíssimo apresentou-se já na Suíça e em Cabo Verde com repertório exclusivamente português escrito para dois pianos (com apoio da DGArtes), estando agendados concertos em Portugal com repertório para piano a quatro mãos.
Marta participa regularmente em cursos internacionais, tendo trabalhado com os pianistas Vitaly Margulis, Boris Berman, Galina Eguiazarova, Mikahil Voskresensky, Menahem Pressler, Luiz de Moura Castro, Gabriel Tacchino e António Rosado, entre outros.
Iniciou os seus estudos musicais em Minde, com Gabriela Capaz, tendo estudado mais tarde com Paulo Pacheco. Em 2009 terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música, variante de Performance, na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, tendo concluído o curso com classificação máxima e obtendo o prémio de "Melhor Aluno do Ano", concedido pelo Instituto Politécnico de Lisboa e Caixa Geral de Depósitos.
Os seus projectos futuros incluem a gravação de um CD com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, a ser editado em 2014, com o apoio da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).


PROGRAMA:

 

Franz LISZT (1811-1886) - Funérailles

Isaac ALBÉNIZ (1860-1909) - Triana

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata n.º 32 em Dó menor, op. 111
I. Maestoso - Allegro con brio ed appassionato
II. Arietta: Adagio molto semplice e cantabile

Frédéric CHOPIN (1810-1849) - Andante Spianato et Grande Polonaise Brillante, op. 22