.:: Poesia no Museu 2014 - 3.ª Sessão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta-Feira, 12 de Março de 2014 // 19:00 h

Poesia no Museu 2014

O poeta americano Edgar Allan Poe será o autor em destaque na 3.ª sessão da edição 2014 do ciclo «Poesia no Museu», conduzida pelo conferencista Pedro Madeira. A entrada é livre.

Nesta sessão serão lidos poemas, excertos do “poema em prosa” Eureka e de “Ligeia”, tradicionalmente atribuídos ao lado visionário de Poe, em que se sugere o triunfo da imaginação sobre a morte.' A leitura de poemas estará a cargo de Ana Cláudia Santos, Carla Quevedo e Sebastião Belfort Cerqueira.

Pedro Madeira é conferencista e doutorando no Programa de Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2011 concluiu uma tese de mestrado sobre Edgar Allan Poe no mesmo Programa. A dissertação foi entretanto distinguida pela Universidade de Coimbra com o prémio 'Primeiras Teses'.

Diz Pedro Madeira sobre Edgar Allan Poe: 'A pretensão formalista de descrever a composição de um poema como análoga à resolução de um problema matemático no famoso ensaio de Edgar Allan Poe “The Philosophy of Composition” parece excluir completamente a ideia de entusiasmo. No entanto, para a maior parte da crítica, Poe foi um poeta visionário, um “ultra-romântico” que levou ao paroxismo a afirmação da capacidade poética de criar, ou revelar, “outros mundos”.’

A “Poesia no Museu” é um ciclo organizado pelo Museu da Música com a ajuda de alunos e professores do Programa de Teoria da Literatura da FLUL e de leitores convidados. Cada sessão consiste numa conferência intercalada com leitura de poemas, tem a duração aproximada de uma hora, e debruça-se sobre um autor ou um tópico relacionado com poesia. A «Poesia no Museu» decorre no Museu da Música às quartas-feiras, sempre às 19:00 h. Este ciclo vai já no seu segundo ano.

«POESIA NO MUSEU 2014»:
- 22/01/2014 – Miguel Tamen – António Nobre