.:: «Doações 2009» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Até 12 de Julho de 2014

Nagra 4.2 (Museu da Música, Inv. MM 1363) O Museu da Música tem patente até 12 de Julho de 2014 uma exposição que dá a conhecer algumas das peças doadas em 2009, precisamente intitulada «Doações 2009».

Com esta exposição o Museu da Música procura agradecer publicamente essas doações, mas também o próprio ato de doar, em especial pelo seu significado para a salvaguarda do património musical e para o estudo da música e das práticas com ela relacionadas em Portugal.

Esta exposição dá sequência a um projeto iniciado em 2012 e do qual resultaram as exposições «Doações 2011» e «Doações 2012», projeto esse cuja oportunidade e importância seria reconhecida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no final de 2013, tendo o Museu da Música sido distinguido com um prémio na categoria incorporações.

Na exposição podem ser apreciados vários fonogramas (discos de vinil e goma-laca, cassetes e bobinas), aparelhos de reprodução e gravação de som, um banjolim, uma gravura e vários documentos, sobretudo partituras.

Além de um agradecimento público, a exposição dá conta da importância que as doações assumem no desenvolvimento do acervo do Museu. Como tal, as peças selecionadas ilustram a diversidade de património que interessa ao Museu, onde o foco está colocado na capacidade de documentação de aspetos relacionados com a música e as práticas musicais em Portugal.