.:: |Diálogos in música| PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 10 de Maio de 2014 // 16:00 h

SPIM - Diálogos in Música O Museu da Música acolhe a 10 de Maio a primeira conferência do ciclo |Diálogos in música| promovido pela SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. Sob o mote “Já se dança novamente em Portugal! O movimento trad na reavivação da dança tradicional portuguesa!”, esta primeira conferência será conduzida por Joana Ferreira. O bilhete para visitar o Museu (€2,00) dá acesso à conferência.

CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS NA CONFERÊNCIA:

- Processos de folclorização no Estado Novo, ranchos folclóricos e dança tradicional portuguesa;
- Danças tradicionais e danças sociais;
- Contextualização do movimento trad no panorama europeu;
- Revivalismos, nacionalismos, transformação e luta de identidades;
- O que é a música trad? Processos de transformação musical e coreográfica e sua inter-relação;
- O formato concerto-baile e a inversão de papéis entre público e artistas;
- Contextualização do fenómeno trad no panorama económico, social e cultural actual.

JOANA FERREIRA iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues em 2006, em clarinete e canto. Desde cedo contactou com o mundo das danças tradicionais, quer como frequentadora assídua do Andanças, quer como executante de melodias tradicionais no contexto escolar. Desde 2011 aumenta o seu contacto com o mundo das danças europeias, dançado e tocando regularmente. É fundadora de dois projetos musicais relacionados com o trad. B’rbicacho, que se dedica à adaptação de música tradicional portuguesa ao modelo de baile trad e Hera que aposta na fusão de estilos

O ciclo |Diálogos in música| prolongar-se-á até ao final do ano. São quatro as instituições que acolhem esta programação: Museu da Música, Centro Mário Dionísio / Casa da Achada, Fonoteca de Lisboa e Museu da Música Portuguesa / Casa Verdades de Faria.

A SPIM é uma associação de investigadores em música e uma plataforma para a divulgação das suas actividades.

+INFO:
- http://www.spimusica.org/