.:: Mural Sonoro 2014 - 3.ª Sessão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 31 de Maio de 2014 // 18:00 h
01-05-2014

José Jorge Letria, José Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira (fot. Carlos Gil) A política junta-se à música como tema de mais uma sessão do ciclo de eventos dinamizado pelo projeto Mural Sonoro. Para discutir a «Música e Política» os convidados serão Manuel Rocha (Brigada Victor Jara, Conservatório de Coimbra) e Ruben de Carvalho (Programador Cultural Avante, Historiador, Jornalista). A mediação / apresentação estará mais uma vez a cargo de Soraia Simões. A entrada é livre.

Com dinamização do projeto Mural Sonoro, da autora e investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música, este ciclo de eventos tem como principal objetivo procurar caracterizar as várias práticas musicais operadas em Portugal. Encontra-se a decorrer desde 2013, com uma programação constituída por conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas.

O projeto Mural Sonoro é também uma Associação. Além do trabalho de campo desenvolvido desde 2011, com a entrevista etnográfica em suporte sonoro e os debates sobre práticas musicais que enformam o seu método, esta Associação tem como objetivos: divulgar, formar, contextualizar um acervo sonoro e musical sobre práticas musicais e manifestações culturais em Portugal e no contexto de migração.

Com este intuito, além do estabelecimento de diálogos entre músicos, compositores, pedagogos, diretores musicais, construtores de instrumentos e colecionistas - que enformam o método-base deste Projecto, a Associação tem ainda como objetivos: divulgar publicações e bibliografia do seu âmbito, promover intercâmbios culturais com investigadores, autores e músicos portugueses e estrangeiros, dar continuidade às Sessões que decorrem desde 2013 no Museu da Música, continuar a colaboração com este Museu e outras entidades educativas, criar um espaço de formação musical e de ensino da prática de instrumentos específicos concebidos em Portugal, etc.

+ Info: www.muralsonoro.com